Foto: Reprodução
A concessão de parte dos serviços da Compesa à iniciativa privada ainda gera dúvidas, até mesmo entre aqueles que defendem a proposta do Governo Raquel Lyra. Presidente da Amupe, Marcelo Gouveia considera ser a melhor alternativa para ampliar a cobertura da estatal, que “via de regra é ruim”. “Mas não é muito ruim no Governo Raquel. É muito ruim há muitos anos. A sistemática da Compesa já vem deficitária há muito tempo. É necessário investimento para ter ampliação da água tratada. Ou acha uma solução para botar dinheiro privado dentro dessa discussão, ou a gente vai continuar no século passado”, salientou, durante entrevista ao programa O Mundo Começa nas Cidades. Gouveia avalia que o PSB age politicamente como oposição ao se colocar contra a concessão, para desgastar o Governo, porém admite a necessidade de uma maior discussão para que tudo seja esclarecido. “Quanto vai ficar distribuído para os municípios? Em que esses recursos poderão ser investidos? Só em saneamento, água e recursos hídricos? Como vão funcionar as tarifas de água e esgoto?”, questiona Gouveia. Segundo ele, foi apresentado um pacote de um índice de reajuste “e essa foi a nossa preocupação, desde o início, para que o valor da tarifa não ficasse pesado para a população”. O presidente da Amupe, porém, diz que a iniciativa do Governo Raquel é fundamental para que o Marco Legal seja respeitado e para o acesso ao direito básico à água e ao saneamento nas residências.
Fusão do PSDB e Podemos
Marcelo Gouveia preside o Podemos em Pernambuco e já foi consultado pela dirigente nacional do partido, Renata Abreu, sobre a fusão com o PSDB. Ele disse ser a favor. “O partido com isso tende a crescer”, avalia. Gouveia garante que o novo partido continuará apoiando a governadora Raquel Lyra, mesmo se ela optar por outra sigla.
Cid x Braga Netto
Na delação que fez, o tenente-coronel Mauro Cid contou que o general Walter Braga Netto era quem buscava recursos com empresários do agronegócio para financiar atos contra o resultados da eleição de 2022. E que Braga relatava tudo para Jair Bolsonaro, diariamente.
Álvaro está voltando
O presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), volta às atividades na segunda-feira e terá na sua mesa o recurso dos governistas contra a instalação das comissões. Tem deputado achando que ele agirá como se nada tivesse ocorrido, enquanto estava nos EUA.
A diferença e o adesivo
Ao encerrar a sua fala no lançamento do Programa Pernambuco Acessível, Raquel Lyra (PSDB) soltou: “Quem acha que é um adesivo que faz a diferença…”. A governadora se referiu à polêmica criada com os adesivos do Governo Estadual colados sobre a marca do Governo Federal, nos ônibus escolares comprados com recursos próprios do Estado.