Fotos: Reprodução
A disputa eleitoral no município de Cortês, na Mata Sul de Pernambuco, ainda rende, dessa vez com denuncia de fraude na cota de gênero. Atual vereadora, Cristiane Oliveira (PSB) acusa a Federação PSDB/Cidadania de lançar candidatura “laranja” e entrou com pedido de investigação na 28ª Zona Eleitoral, em Ribeirão. Cristiane relata que Rossana Sampaio (Cidadania) obteve apenas dois votos.
A vereadora também não se elegeu neste ano e ficou na primeira suplência do PSB. Ela está na expectativa de que a Justiça Eleitoral anule os votos obtidos pela Federação PSDB/Cidadania. Caso isso ocorra, os vereadores eleitos pelo Cidadania, Irmão Josimar e José Edson, não assumiriam os mandatos e os votos das eleições para a Câmara Municipal teriam de ser contados novamente. Consequentemente, outros partidos seriam beneficiados.
Além de ter recebido somente dois votos, a candidatura de Rossana Sampaio teve receita de apenas R$ 200 que foram gastos com serviços advocatícios e de contabilidade. De acordo com aliados de Cristiane Oliveira, Rossana reside no Recife.
O advogado da vereadora, Neemias Queiroga, argumenta que Rossana não realizou atos de campanha, e sua candidatura foi registrada por mera formalidade para cumprir a cota de gênero na chapa proporcional.
A direção da Federação PSDB/Cidadania foi procurada pelo Blog Dantas Barreto para se posicionar sobre o caso, mas até o fechamento da matéria não houve retorno. O espaço está aberto para esclarecimentos.