VEJA QUAIS NOTAS O CONGRESSO DÁ PARA O GOVERNO LULA EM DEZ QUESITOS

Do Congresso em Foco

No geral, deputados e senadores acham que o governo Lula se saiu bem na política externa e na relação com o Judiciário em seu primeiro ano. Os parlamentares avaliam, porém, que o relacionamento com o Congresso e o combate à corrupção deixaram a desejar.

Os dados são da mais recente pesquisa Painel do Poder, realizada a cada três meses pelo Congresso em Foco com os principais líderes da Câmara e do Senado. Entre outros pontos, questionamos os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional a respeito do que acham sobre o desempenho do governo Lula em dez áreas distintas.

Cada um dos congressistas entrevistados deu uma nota de 1 a 5 para a gestão petista em cada um dos itens listados, que vão de economia, meio ambiente e educação até o relacionamento com o Congresso, o Judiciário e outros países.

A rodada mais recente foi realizada em dezembro. Os resultados mostram quais foram, na visão do Congresso, os destaques e as falhas do governo petista em 2023.

O que mudou

Como a pesquisa é realizada periodicamente, é possível ver que notas aumentaram do início do ano (fevereiro) até o final: a nota da economia subiu de 2,66 para 3,14 em um ano marcado pela aprovação de projetos importantes como o arcabouço fiscal e a reforma tributária. Resultados econômicos como o PIB e a inflação também indicam hoje resultados mais favoráveis do que previam as projeções do início de 2023.

A melhora geral do país e educação também tiveram alta na avaliação. O quesito que teve maior queda na avaliação foi a relação com o Congresso, que desceu de 3,1 em fevereiro para 2,81 em dezembro de 2023.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Publicidade