Túlio e Marina Silva acreditam em convergência com Dani Portela, do PSOL

A pré-candidatura do deputado federal Túlio Gadelha a prefeito do Recife foi lançada, neste sábado (2), pelo partido Rede de Sustentabilidade, que faz parte da mesma federação do PsolOL e tem a deputada estadual Dani Portela como opção. Apesar de estarem juntos, nenhum representante do PSOL recifense compareceu ao evento realizado no Moinho Recife. Os psolistas também consideram a proximidade entre Túlio com a governadora Raquel Lyra (PSDB) um impedimento, já que Dani é líder da oposição na Assembleia Legislativa. Mesmo assim, Túlio acredita que os dois projetos vão convergir antes das convenções municipais. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva também acha ser direito do PSOL ter uma pré-candidatura e crê que Túlio e Dani chegarão ao consenso.

O pré-candidato disse que tem o papel de juntar Raquel com o presidente Lula (PT), pois ela sempre atuou no campo da esquerda e foi injustiçada pelo PSB. “Nos solidarizamos com Dani Portela e esse debate vai existir para discutir os problemas da cidade”, assegurou.

Para Marina Silva, é legítimo que tenha uma candidatura. “Vamos fazer o bom debate para escolher uma boa semente”, disse a ministra.

Chamou a atenção, por outro lado, as participações de partidos que fazem parte do Governo Raquel Lyra. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, declarou apuo a Túlio Gadelha, e a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, também enviou mensagem de vídeo destacando a importância da candidatura do deputado no Recife. Isso levanta a especulação sobre o interesse do Palácio do Campo das Princesas em fortalecer o projeto de Gadelha.

Na opinião de Gadelha, a declaração de apoio de Carlos Lupi é o reconhecimento ao erro cometido pelo PDT, em 2020, quando retirou a sua candidatura a prefeito. Por conta disso, Túlio filiou-se à Rede e foi reeleito deputado federal em 2022. Ele acredita que o resultado do seu trabalho está levando os pedetistas a se redimirem.

Porém, o PDT também está ocupando cargos na Prefeitura do Recife e hoje o dirigente estadual do partido, Wolney Queiroz, estava com o prefeito João Campos (PSB) na inauguração de mais um Compaz na Capital.

Os deputados petistas João Paulo e Rosa Amorim também passaram pelo ato de lançamento de de Túlio, apesar de o PT ser aliado de João Campos. Nas suas falas, ambos elogiaram o deputado e garantiram que fazem parte do mesmo campo político.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade