Foto: Jim Watson/ AFP
Do Correio Braziliense
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira (6/10), que teve uma “muito boa” conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e indicou que os dois devem se encontrar “em um futuro não muito distante”. A declaração foi feita por Trump em publicação na rede própria, a Truth Social.
“Esta manhã tive uma ótima ligação telefônica com o presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitas coisas, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países”, escreveu o norte-americano. “Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei muito da conversa — nossos países farão grandes coisas juntos”, completou Trump.
A manifestação reforça o tom positivo do diálogo descrito mais cedo por Lula, que relatou uma conversa de 30 minutos em que ambos relembraram a “boa química” demonstrada no encontro que tiveram recentemente em Nova York, na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o presidente brasileiro, o telefonema representa uma oportunidade de “restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”.
Lula afirmou ainda ter pedido a Trump a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos brasileiros e o fim de medidas restritivas a autoridades nacionais.