Foto: Nelson Jr./TSE
Por Mareu Araújo
Do Diario de Pernambuco
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (23), que, para estas Eleições Municipais, todos os 184 municípios terão um Ponto de Transmissão Secundário. A medida agilizará o envio das informações das urnas eletrônicas no Dia da Eleição, em 6 de outubro.
Além disso, o Estado contará com um reforço no combate à desinformação com o Centro Regional de Enfrentamento à Desinformação no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (Cred-PE).
A apresentação aconteceu no prédio do TRE-PE, no bairro do Derby, na área central do Recife. Esteve presente o presidente do Tribunal, desembargador Cândido Saraiva, e o anúncio foi conduzido pelo juiz auxiliar da presidência, Breno Duarte, e pelo diretor-geral, Orson Lemos.
Segundo Orson Lemos, Pernambuco possui apenas 122 cartórios eleitorais para 184 municípios e por conta disso era preciso se deslocar para locais com cartórios a fim de realizar a transmissão dos votos para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de onde seriam feitas as contagens e, por fim, a divulgação.
“Nesta eleição, pela primeira vez, todos os municípios terão um Ponto de Transmissão Secundário. Serão usados dois pendrives de alta velocidade que, ao serem conectados em um computador, realizarão uma conexão segura com o TSE e enviarão todos os dados. Com isso, vamos poupar o tempo de transporte entre cartórios e agilizar o processo de apuração das urnas”, declarou Orson Lemos.
No entanto, segundo o TRE-PE, por conta da apuração ser realizada pelo TSE, não há uma estimativa de tempo de como será a velocidade da entrega dos resultados das urnas.
COMBATE À DESINFORMAÇÃO
Para combater a disseminação de informações falsas nessas eleições, o TRE-PE instituiu, também, o Centro Regional de Enfrentamento à Desinformação no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (Cred-PE). O Centro funcionará como ponto focal entre o TRE-PE e o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia do TSE (Ciedde).
“Tanto o Cred-PE quanto o Ciedde (TSE) têm o objetivo de promover a cooperação entre a Justiça Eleitoral, órgãos públicos e entidades privadas, em especial as plataformas de redes sociais e serviços de mensageria privada, durante o período eleitoral, para garantir o cumprimento das regras estabelecidas pelo Pleno do TSE para a propaganda eleitoral”, esclarece o TRE.