Foto: Reprodução
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou, nesta terça-feira (25), o registro da chapa proporcional do União Brasil de Brejo da Madre de Deus, por entender que houve fraude na cota de gênero. Com isso, Jonas Wellington Silva, conhecido como Dr. Jan, e Severino Batista de Aguiar Filho, o Aguiar da Agricultura, perdem os mandatos para os quais foram eleitos no pleito municipal de 2024. Eles poderão recorrer da decisão, mas terão que entregar os cargos. O juiz eleitoral de Brejo da Madre de Deus fará a recontagem dos votos para definir os dois novos parlamentares.
O processo em questão envolveu a ex-candidata ao Legislativo pelo UB, Bianca Valdilene da Silva. Ela foi considerada “laranja” e, com isso, o partido não atingiu os 30% da cota de gênero.
O relator do caso, desembargador André Caúla, destacou como um dos indicativos da fraude, o fato da candidata ter tido uma votação inexpressiva, com apenas quatro votos; não ter realizado atos efetivos de campanha, como comícios, carreatas ou propaganda eleitoral, nem presencial nem nas redes sociais, mesmo sendo uma digital influencer com quase 40 mil seguidores.
A então candidata registrou o nome de urna diferente de como é conhecida. Ao invés de inscrever como Bianca Ayalla, concorreu como Professora Valdilene. Ela também não apresentou movimentações financeiras e declarou ter gasto apenas R$ 1.540 em recursos próprios. Consta também que a candidata não divulgou material no guia eleitoral de rádio.