Foto: Divulgação
Os chineses deverão fazer um investimento em torno de R$ 5 bilhões na infraestrutura portuária do Brasil. De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esse foi um dos resultados das reuniões e articulações realizadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua comitiva, na visita à China, nesta semana.
Silvio relatou que os asiáticos estão dispostos a participar do leilão do Túnel Santos-Guarujá, previsto para agosto deste ano. O custo da obra é calculado em R$ 6 bilhões. O túnel, que será o primeiro submerso da América Latina, terá 870 metros de extensão e 21 metros de profundidade, e é considerado um marco no Novo PAC.
O ministro ainda destacou a assinatura de um Memorando de Entendimento com a Universidade de Aviação Civil da China (CAFUC), visando à cooperação em pesquisa e desenvolvimento de Combustível Sustentável de Aviação (SAF).
“Grandes empresas da área da construção civil na China mostraram interesse em participar do leilão. Nos próximos 30 dias, várias delas estarão no Brasil para formar consórcios”, afirmou o ministro Silvio Filho.