Semana Municipal de Prevenção e Combate à Obesidade Infantil entra no calendário do Recife

Foto: Divulgação

A Semana Municipal de Prevenção e Combate à Obesidade Infantil entrou no calendário oficial de eventos do Recife e acontecerá sempre na segunda semana outubro, já que o dia 11 desse mês é o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A data foi aprovada na Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), e a Lei foi sancionada pelo prefeito João Campos (PSB).

“É uma lei muito importante, que demonstra o nosso cuidado para com a saúde das crianças recifenses e também conscientização de toda a sociedade em torno do tema. Práticas saudáveis de alimentação devem fazer parte da rotina de aprendizado de crianças e adolescentes, que poderão ter a oportunidade de se alimentarem melhor no futuro, conscientes dos riscos da obesidade, que é uma doença”, explica a vereadora Ana Lucia.

A parlamentar explicou que, durante a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Obesidade Infantil, a gestão municipal poderá firmar parceria com Instituições de Ensino Superior, objetivando o apoio técnico e científico para a realização das atividades alusivas ao tema.

De acordo com o Ministério da Saúde, a obesidade em crianças e adolescentes é multifatorial. Condições genéticas, individuais, comportamentais e ambientais podem influenciar no estado nutricional. O relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional, com dados de pessoas acompanhadas na Atenção Primária à Saúde (APS), aponta que, até meados de setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos de idade foram diagnosticadas com obesidade.

Em 2021, a APS diagnosticou obesidade em 356 mil crianças dessa mesma idade. Atualmente, a Região Sul possui 11,52% de crianças obesas nessa faixa etária, maior índice do País. Em seguida, aparecem as Regiões Sudeste, com 10,41%; Nordeste, com 9,67%; Centro-Oeste, com 9,43%; e Norte, com 6,93% das crianças acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Região.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade