A presença do presidente Lula na campanha eleitoral de Pernambuco, definitivamente, não aconteceu, mas a mesma ausência ocorreu em outros estados. E ainda não há garantia de que o líder petista venha no segundo turno para prestigiar os possíveis candidatos do PT e aliados. Pelo que mostram as pesquisas, não precisará comparecer no Recife porque tudo se encaminha para o prefeito João Campos (PSB) ser reeleito com folga. Em Petrolina, é pouco provável que Odacy Amorim (PT) passe para a segunda etapa do pleito. Em Paulista, o PT apoia Francisco Padilha (PDT), mas, havendo segundo turno, há uma tendência de a disputa ser entre o ex-prefeito Júnior Matuto (PSB) e Severino Ramos (PSDB). E não se sabe qual será o posicionamento do PT, já que não teve como firmar aliança com o PSB, neste primeiro turno. Em Olinda, o candidato petista, Vinícius Castelo, também não tem presença assegurada, mas está na disputa. Outras duas cidades vivem a expectativa quanto ao resultado do dia 6 de outubro. As pesquisas indicam o prefeito jaboatonense, Mano Medeiros (PL), à frente, mas sem garantia de vencer no primeiro turno. No município, o candidato do PT é o ex-prefeito Elias Gomes, que disputa a segunda vaga para a próxima fase com a deputada Clarissa Tércio (PP). Em Caruaru, a eleição está acirrada entre o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) e o ex-prefeito José Queiroz (PDT), que tem apoio do PT. Na Capital do Agreste, há possibilidade de ambos travarem uma batalha dura até 27 de outubro. Diante desses cenários é que será avaliada a possibilidade de Lula estar presente pessoalmente. “Vamos ver, no segundo turno, qual a possibilidade de termos de forma presencial porque é uma eleição curta. Ou como reforçar a presença, a imagem do presidente Lula nessas campanhas”, disse o ministro Alexandre Padilha.
Ministro cobra penas mais duras
Na passagem pelo Recife, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, defendeu penas mais duras para quem comete crime ambiental. Ele diz que a situação é alarmante e que 80% dos inquéritos policiais apontam para incêndios criminosos no País. No último levantamento da Polícia Federal, são investigadas 96 ocorrências de queimadas intencionais. Há suspeitas de incêndios orquestrados.
De olho em 2028
Ao desistir da disputa pela Prefeitura de Água Preta, João Fernando Coutinho (SD) disse que foi um passo atrás para dar outros para a frente no futuro. Caso o prefeito Miruca (PSB) renove o mandato, estará impedido de tentar a reeleição daqui a quatro anos. Coutinho vai querer o apoio dele.
Segurança nos municípios
Municípios do Acre, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Maranhão e Tocantins pediram reforço das forças federais, no dia das eleições. TSE reconheceu os casos de violência e ameaças.
Nunca será 100%
A aprovação de todos os projetos sobre reajustes salariais de servidores do Estado, na Assembleia Legislativa, foi vista pelo deputado João Paulo (PT) como vitória do Governo Raquel Lyra e também dos trabalhadores. Admite que não foi o ideal, no entanto, por já ter sido prefeito, observa que “nunca um governo vai ter condições de responder a 100% das demandas dos servidores”. Sindicatos aceitaram os acordos.