Foto: Cláudio Gomes/ Divulgação
O Selo Unicef 2021-2024 foi entregue a 83 municípios de Pernambuco, nesta quinta-feira (12), em cerimônia realizada em Caruaru. O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que reconhece avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes nos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal. A solenidade contou com as presenças de representantes municipais, do presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, e da governadora Raquel Lyra (PSDB).
Para ser agraciado com o Selo, os municípios têm que atender a oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Esse reconhecimento da Unicef reforça o compromisso das gestões municipais com a construção de um futuro mais justo para crianças e adolescentes.
“Estamos trabalhando fortemente no apoio aos municípios e os resultados já estão aparecendo. Tivemos, por exemplo, um crescimento de 4,9% no nosso Produto Interno Bruto (PIB) no último trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado. Estamos crescendo, gerando empregos de carteira assinada, mas a gente tem que pegar pela mão as pessoas que mais precisam, as mais vulneráveis, para que elas sejam atendidas pelas ações do governo. Quero parabenizar e reconhecer o trabalho de quem recebeu o Selo Unicef e vem fazendo muito nas suas cidades, ultrapassando as adversidades para permitir que as nossas crianças possam ser mais felizes no seu chão”, comentou a governadora Raquel Lyra.
Representante dos prefeitos em Pernambuco, Marcelo Gouveia ressaltou o trabalho conjunto que existe no Estado e que garantiu mais uma conquista dos municípios. “Em nome da Amupe, parabenizo cada gestor, gestora e suas equipes que acreditaram nesse projeto e, com coragem e determinação, fizeram acontecer. Parabenizo também o Governo do Estado de Pernambuco e a Asserte pela valiosa parceria que fortaleceu esse trabalho integrado. A entrega do Selo é uma vitória coletiva, mas também um chamado à responsabilidade”, comentou.