Foto: Ascom/Minc
A secretaria estadual de Cultura, Cacau de Paula, voltou de Brasília com a garantia de que os artistas pernambucanos continuarão sendo incentivados pela Lei Aldir Blanc, ao longo deste ano. Ela participou da reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, realizada em Brasília, que contou com representantes dos ministérios da Cultura (MinC) e da Casa Civil.
No evento, o secretário-executivo do MinC, Márcio Tavares, reforçou que, após a aprovação do Orçamento de 2025 pelo Congresso Nacional, a suplementação de recursos será garantida. De acordo com ele, isso consolida a lei como um mecanismo permanente de financiamento cultural.
O secretário-executivo adjunto do MinC, Cassius Rosa, também ressaltou a importância de fortalecer o Sistema Nacional de Cultura para evitar retrocessos. A União tem disponível para os estados, Distrito Federal e municípios, a cada ano, parcela única anual no valor correspondente a R$ 3 bilhões de reais.
Cacau de Paula também teve uma reunião com Márcio Tavares, na quarta-feira, sobre a Lei Aldir Blanc. Na avaliação da secretária, a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) marca um novo ciclo para a cultura pernambucana, pois vai garantir investimentos contínuos no setor. A continuidade dos incentivos amplia o acesso a recursos e fortalece a diversidade artística no estado.
A secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, destaca que os editais trazem abordagens inéditas e chegam a quem nunca teve acesso a financiamento. “Nosso objetivo é valorizar a diversidade e garantir que esses recursos cheguem às comunidades tradicionais”, afirmou.
Segundo Cacau, a PNAB se consolida como uma política pública essencial para o setor. “Esse compromisso contínuo mantém o setor aquecido e preserva a identidade cultural pernambucana”, reforça a secretária.