O uso de câmeras de reconhecimento facial durante o Carnaval do Recife e Olinda já está dando resultado. A Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que realizou a primeira prisão de um foragido que constava no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). O homem de 46 anos foi localizado às 8h30 deste sábado (10) e conduzido à delegacia e agora está à disposição da Justiça.
De acordo com a SDS, as equipes confirmaram que a imagem era compatível com a fotografia inclusa no BNMP e que o mandado continuava válido.
Às câmeras de videomonitoramento foram liberadas pelo juíz da 7ª Vara da Fazenda Pública da Capital, Marcos Garcez Júnior, na noite de ontem. Ele indeferiu a Ação Civil Pública apresentada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que alegava violação aos direitos humanos e risco de prisões ilegais.
A SDS, contudo, informa que o reconhecimento fácil é exclusivamente para identificar foragidos da Justiça. Os equipamentos estão instalados em pontos estratégicos do Recife e Olinda.