Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

São Paulo no foco

Os eleitores brasileiros estão atentos às campanhas eleitorais nas suas respectivas cidades, mas a disputa pela Prefeitura de São Paulo vem chamando a atenção, por tudo que já aconteceu e o que estar por vir, faltando duas semanas para o dia da votação. Principalmente, porque as pesquisas de intenção de votos mostram o prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) à frente, com Guilherme Boulos (Psol) em segundo, porém empatado tecnicamente com Pablo Marçal (PRTB). No entanto, nesta reta final, os números começam a se consolidar, com tendência de Nunes e Boulos passarem para o segundo turno. A não ser que Marçal crie um fato novo, já que a cadeirada que tomou de Datena (PSDB) não foi suficiente para ele ultrapassar os dois principais adversários. Na pesquisa do instituto Paraná, divulgada nessa sexta-feira, Ricardo Nunes apareceu com 26,8%; Boulos, 23,7%; e Marçal, 21%. No Datafolha desta semana, Nunes teve 27%; Boulos, 26%; e Marçal, 19%. Na Pesquisa Quaest, Nunes somou 24%; Boulos, 23%; e Marçal, 20%. Esses números indicam que o prefeito de São Paulo está firmado na primeira posição, com tendência de atrair mais os votos da direita. Até o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que vinha se mantendo distante da disputa paulistana, andou criticando o candidato do PRTB e já conversou com Ricardo Nunes. O emedebista, por sinal, leva vantagem nas simulações sobre a disputa no segundo turno, conforme o Paraná Pesquisas. Caso enfrente Guilherme Boulos, teria 51% dos votos, enquanto o candidato do Psol, 32%. Se Nunes disputasse com Marçal, teria 52,3% e o adversário do PRTB, 27,4%. Caso o segundo turno fosse entre Guilherme Boulos e Pablo Marçal, o candidato do Psol teria a preferência de 43,6%, contra 37,9%, do concorrente.

Propaganda irregular

Durante esta campanha eleitoral em Pernambuco, um dos principais tipos de denúncias que chegam à Justiça Eleitoral é sobre a prática de propaganda irregular. O advogado Paulo Fernando Pinto alerta que essa atitude não só prejudica a transparência do processo, como também pode resultar em multas significativas para os candidatos ou partidos infratores.

Padilha com João e Elias

O presidente Lula não virá a Pernambuco para dar uma força aos seus candidatos a prefeito, mas deve enviar o ministro Alexandre Padilha para representa-lo. Está prevista, para o dia 28, uma carreata passando por ruas do Recife e Jaboatão, com João Campos (PSB) e Elias Gomes (PT).

Promessa ainda de pé

A notícia de que o Governo Federal encomendou estudo sobre o ramal da Ferrovia Transnordestina, foi mais um sinal positivo de que o trem poderá chegar a Suape. O estudo custará mais de R$ 15 milhões e esse dinheiro não pode ser jogado fora. Promessa da obra continua de pé.

Urnas serão alimentadas

Deste sábado até terça-feira, o TRE realizará a geração de mídias das urnas eletrônicas com informações dos candidatos que disputam o 1º turno em Pernambuco e sobre o número de eleitores em cada seção. Constarão, inclusive, as candidaturas que dependem de julgamentos no próprio TRE ou no TSE. As que forem indeferidas não poderão ser mais substituídas pelos partidos. Troca, só em casos específicos, como falecimento.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade