O ano de 2024, enfim, está acabando com a promessa de um 2025 de muita rivalidade no mundo político. Afinal, será o ano que antecede as eleições gerais e ainda há muita polarização no cenário nacional. Será a prévia do que virá na corrida às urnas de 2026. No plano nacional, o presidente Lula (PT) terá de agir até dezembro para melhorar a popularidade e a aprovação ao seu Governo. Na primeira metade do mandato não conseguiu. E também mostrar que tem condições físicas para suportar mais uma campanha e passar outros quatro anos no Palácio do Planalto. No campo adversário ainda existe uma grande interrogação porque, assim como a esquerda se sustenta em Lula, a direita ainda não tem um substituto para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível e dificilmente terá seus direitos políticos recuperados. Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), ensaiam candidaturas. Em Pernambuco, o ano de 2025 também será de guerra fria entre a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito do Recife, João Campos (PSDB). Ambos terão recursos em caixa e muitos projetos, programas e ações para colocarem em prática. Raquel tem todo o Estado para investir, enquanto o prefeito quer ampliar se cacife de bom gestor a partir da Capital. Tanto Raquel quanto João terão ir além da administração. Fazer politica é uma arte e quem alcançar melhores objetivos poderá conquistar mais apoiadores e, consequentemente, votos.
Poderia ser mais
O deputado Carlos Veras (PT) comemora o fato de Osmar Ricardo continuar na Câmara do Recife, com a ida do vereador Marco Aurélio Filho (PV) para o secretariado da Prefeitura. Porém lamenta que Osmar e Jairo Britto não foram reeleitos. “Foi uma injustiça imensa, fruto da federação (com PV e PCdoB). O PT poderia ter eleito três ou quatro vereadores”, disse. No PT foram eleitas Liane Cirne e Kari Santos.
Boa relação PT-PSDB
Na entrevista à Rádio Folha, Carlos Veras disse que o PT ajuda Pernambuco na Assembleia Legislativa e a governadora Raquel Lyra (PSDB) é bem recebida pelos ministros do Governo Lula. E enfatizou que a bancada do PSDB não tem sido problema no Congresso Nacional.
Grato a João Campos
Tão logo o prefeito João Campos (PSB) comunicou que o deputado Eriberto Filho (PSB) seria secretário de Esporte, o primeiro suplente do PSB, Cayo Albino, agradeceu a oportunidade de assumir a vaga na Assembleia Legislativa: “Obrigado pela confiança prefeito João Campos!”
Raquel Lyra afaga Célia Sales
No anúncio dos novos habitacionais em Ipojuca e Gravatá, a governadora Raquel Lyra (PSDB) prestou homenagem à prefeita Célia Sales (PP), que está se despedindo do cargo, após dois mandatos. Raquel chamou a gestora ipojucana e disse que é apenas um até logo aos eleitores. Célia agradeceu visivelmente emocionada.