Revendo as emendas

Os alertas feitos pelo ministro do STF Flávio Dino a respeito da falta de transparência das emendas especiais apresentadas pelos deputados federais e senadores, conhecidas como “Emendas Pix”, terão um outro formato, como disse ontem o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Tudo para que os recursos repassados pelo Governo Federal para as prefeituras e estados possam ser rastreados e identificados. Afinal de contas são R$ 8,2 bilhões do Orçamento da União que não se sabe ao certo os destinos que tomaram. Apenas 1% desse total se tem algum conhecimento. Só na semana passada foram liberados R$ 233 milhões. “Acreditamos que o tema das emendas pix está bem resolvido. Quero repetir, emendas Pix do jeito que existiam, não existirão mais no Brasil”, declarou Padilha. A fala do ministro aconteceu depois da reunião com o presidente Lula e da qual também participaram o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo. Ontem, o deputado federal Pedro Campos (PSB) repercutiu as declarações de Alexandre Padilha e concordou com a necessidade de dar um freio de arrumação. “É importante aprimorar os repasses de recursos, mas garantindo a celeridade e o rastreamento. As transferências através das emendas especiais deram celeridade”, salientou Campos, lembrando que as Emendas Pix são cotas das emendas impositivas que os parlamentares apresentaram ao Orçamento. Governo e Congresso Nacional têm prazo de dez dias para apresentar os novos modelos para as emendas.

Novo comando na Adagro

A CCLJ da Alepe avalia hoje a indicação de Vânia Lúcia de Assis Santana para o cargo de diretora-presidente da Adagro, que foi escolhida pela governadora Raquel Lyra. Vânia é auditora da Superintendência do Ministério da Agricultura em Pernambuco. O cargo está vago há cerca de três meses e, por conta disso, algumas ações estão travadas na Adagro. Indicação seguirá depois para o plenário.

Gilson aguarda Bolsonaro

Está prevista, para a última semana deste mês, a vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Recife para participar de um ato de campanha do candidato a prefeito do PL, Gilson Machado. Até lá, o ex-ministro espera estar melhor posicionado nas pesquisas de intenção de votos .

CDL sabatina candidatos

A CDL inicia, às 9h30 de hoje, a série de sabatinas com os candidatos a prefeito do Recife para saber o que têm a apresentar em benefício do comércio. Entre os assuntos estão a revitalização do centro, limpeza e incentivos tributários. João Campos (PSB) será o primeiro.

Realidade antiga do Recife

A vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) lembrou, na inauguração do comitê de Daniel (PSD), que os dois, quando eram vereadores, fizeram oposição e na época já apontavam o Recife real, mesmo o então prefeito com alta aprovação. Se referiu a João Paulo (PT). Apesar disso, o petista, que se reelegeu em 2004, ainda fez seu sucessor e futuro desafeto João da Costa (PT), em 2008.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade