Foto: Chysli Viana/DP
O resultado do Processo de Eleição Direta (PED) do PT realizado, neste domingo (6), nacionalmente, em Pernambuco, e no Recife só deverá ser conhecido nesta segunda-feira (7). Cerca de 3 milhões de filiados estavam aptos a votar em todo o País, e por ter sido uma votação em cédulas de papel, a apuração vai entrar pela madrugada.
Concorreram à presidência nacional do PT Edinho Silva (Construindo um Novo Brasil), Rui Falcão (Novo Rumo), Romênio Pereira (Movimento PT) e Valter Pomar (Articulação de Esquerda).
A disputa pelo comando em Pernambuco foi entre o deputado Carlos Veras e Fernando Ferro. No Recife, os candidatos foram o vereador Osmar Ricardo, Jairo Britto e Pedro Alcântara.
Falando em nome da COE, Felipe Cury disse ao Blog Dantas Barreto que “a eleição transcorreu muito bem, mesmo com as intercorrências naturais de um processo eleitoral que tem dezenas de escolas”. “São 27 locais de votação manual, uma mobilização grande de mesários, fiscais, coordenadores de prédio. Então, a gente teve um processo eleitoral satisfatório”, avaliou.
Sobre a dificuldade que alguns filiados encontraram para votar, Cury disse que foram casos específicos. “O PT lançou um aplicativo nacional aonde o filiado poderia acessar com antecedência seu local de votação. Muitas vezes é um filiado que já tem conhecimento de onde vota e por algum motivo o sistema deve ter enviado para um outro local”, explicou o coordenador.
A apuração dos votos é na sede estadual do PT. É lá que são abertas as urnas do Recife, enquanto os resultados dos mais de 100 municípios onde houve o PED estão sendo informados. Fica também a expectativa quanto à possibilidade de recursos serem apresentados para contestar alguma totalização. “A gente teve muita transparência. A Coordenação de Organização Eleitoral é composta por todas as chapas. Então, todas as forças políticas estão representadas, acompanhando o processo do início, do meio e até o fim, que é apuração. Tenho quase certeza que a gente vai ter uma apuração muito tranquila”, assegurou Felipe Cury.