A campanha oficial de rua só começa no dia 16, mas não há dúvida de que a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro por Pernambuco será explorada ao máximo pelos candidatos do PL. A agenda começa hoje no Recife. O líder da direita chega por volta das 11h e, às 14h30, comandará um ato na Pracinha do Diario. Gilson Machado, que disputa a Prefeitura da Capital, aposta nessa passagem do seu principal cabo eleitoral para tornar a sua candidatura mais conhecida e, assim, melhorar a posição nas pesquisas. Olinda, onde o PL tem a candidatura de Izabel Urquiza, fecha a programação de hoje. Amanhã, Bolsonaro vai à Igreja Quadrangular, no bairro de Piedade, às 7h30, depois ruma para Gravatá, onde encontrará apoiadores. A parada seguinte será em Caruaru para reforçar o nome do deputado federal Fernando Rodolfo. Uma grande carreata está programada para a tarde. Na sexta, o roteiro segue em Vitória de Santo Antão, Carpina, Itambé e Camaragibe e encerra no Recife. No sábado, está marcada uma carreata no Recife, da Avenida Boa Viagem até a Avenida Rui Barbosa. Um ato político no Clube Português fechará a programação. Os efeitos dessa vinda serão observados e avaliados tanto nos quatro dias da visita, quanto depois que o ex-presidente for embora. A Justiça Eleitoral e os concorrentes dos candidatos do PL estarão atentos a cada passo e palavra que será dita nos microfones. Um vacilo e, no mínimo, serão aplicadas multas que variam de R$ 5 mil a R$ 25 mil. Para alguns, se Bolsonaro pedir voto, a multa não é prejuízo, e sim investimento.
“Queridos secretários”
Na Comissão de Finanças da Alepe, o deputado Alberto Feitosa (PL) questionou os secretários da Fazenda, Wilson de Paula, e de Planejamento, Fabrízio Marques, sobre a carência de 48 meses para iniciar o pagamento do empréstimo ao BNDES. E justificou: “Queria saber dos queridos secretários. Queridos, mesmo! Mas a gente gosta mais do povo de Pernambuco”.
Wilson explicou
O secretário Wilson de Paula explicou que, no período de 48 meses, serão pagos os juros ao BNDES. E que só a partir do 49º mês, após o Governo de Pernambuco contrair o empréstimo ao BNDES, é que o valor total começará a ser quitado junto ao banco.
Listão do TCE
O TCE apresenta, hoje, a lista de gestores públicos que tiveram contas rejeitadas em Pernambuco. A relação completa será entregue, às 15h, ao TRE que verificará se tem alguém inscrito por partidos políticos para disputar as eleições deste ano.
Lembrança do confronto
Dia 13, morte de Eduardo Campos completa 10 anos e, ontem, João Paulo (PT) lembrou que o então deputado estadual participou do ato em defesa dos moradores da comunidade Sítio Grande, no Recife. Houve confronto com a PM, durante a desocupação da área. “Eduardo foi para a linha de frente e também apanhou muito. Mas eu apanhei mais”, conta o petista.