Reeleição em xeque

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

 

A política brasileira vive de ciclos, conforme os interesses de quem está no poder ou fora dele. Agora, 30 anos depois que foi instituída a reeleição para o Executivo, ganha força o debate sobre o governante ter apenas um mandato. O principal defensor é o presidente já do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ele disse que esse será um dos principais assuntos que o Congresso Nacional tratará em 2024 para que possa entrar em vigor nas eleições de 2030, de presidente da República e governador. Esse tema vem sendo proposto há tempos, inclusive pelo PT, mas, nesse momento, integrantes do Governo Lula se colocam contra, mesmo com o mandatário-mor tendo o direito a tentar um novo mandato em 2026. O próprio Lula falou, em junho deste ano, que quatro anos é um período curto para realizar tudo que tem vontade. Existem projetos tramitando no Senado, inclusive propondo mandato de cinco anos para presidente, governador e prefeito. Essa pode ser uma das alternativas que entrarão no debate. “O fim da reeleição é um desejo muito forte dos senadores. Nós vamos fazer audiências públicas, debater isso. Pode ser que tenha alguma resistência do Governo, mas eu acho que, mesmo com a resistência, a vontade é muito grande dos senadores. É impressionante com todo mundo que eu falo. Tem que acabar com isso”, disse Rodrigo Pacheco.

Mais um habitacional…

O prefeito João Campos (PSB) está terminando o ano entregando o Habitacional Sérgio Loreto, no bairro de São José. Mais de 200 famílias da comunidade Roque Santeiro receberão apartamentos. O ato está marcado para as 13h30. Mas o Habitacional Sérgio Loreto não se trata de uma obra recente no Recife.

… entregue com atraso

O habitacional começou a ser construído em 2009 e só agora é concluído, num investimento de R$ 22,8 milhões do Governo Federal e Prefeitura. Os trabalhos foram travados no período em que o Minha Casa Minha Vida foi encerrado, depois de 2019, mas retomado neste ano.

Inclusão aérea

O programa Voa Brasil, que o Governo Lula anunciará, tem a pretensão de incluir, pelo menos, cinco milhões de pessoas. Esse grupo é formado por brasileiros que não têm dinheiro suficiente para pagar as caras passagens aéreas. O valor e o formato estão sendo definidos.

Abertura acima da média

Levantamento do Sebrae aponta que 79% das empresas abertas em Pernambuco, de janeiro a outubro, foram micro e pequenas. Percentual superior à média nacional, que foi de 71%. A instituição vem realizando capacitação de empreendedores, principalmente, para o setor da agricultura, no interior do Estado.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade