Rede de Saúde de Jaboatão agora conta com ambulatório de ensino e serviços

O primeiro Ambulatório de Ensino e Serviços do Nordeste foi inaugurado, nesta terça-feira (20), numa parceria entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e a Afya Faculdade de Ciências Médicas, através do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES). A unidade de saúde atenderá pacientes via regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Na cerimônia de entrega, o prefeito Mano Medeiros e a diretora-geral da Afya Jaboatão, Vanessa Piasson, destacaram a importância do ambulatório para a rede municipal de saúde e para os alunos do curso de Medicina.

“A gestão dos encaminhamentos para atendimento será todo de responsabilidade da prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, ampliando a oferta de consultas especializadas com um novo modelo de cuidado e atenção”, ressaltou Mano Medeiros.

“A gente está trazendo para o AEES especialidades que possuem alta demanda no município. Então, a partir desses atendimentos, vamos diminuir as filas de espera que existem nessas especialidades, ampliando a cobertura de saúde da população”, destaca o prefeito Mano Medeiros. Além disto, “vamos levar mais experiência prática para os trabalhos acadêmicos e científicos da Afya”, disse Vanessa Piasson.

Localizado no bairro de Prazeres, o AEES foi construído como compromisso de contrapartida da Afya ao município de Jaboatão, dentro do edital da instituição de ensino com o Programa Mais Médicos (PMM), do Governo Federal.

O ambulatório funcionará de segunda a sexta, das 7h às 17h, tendo à disposição 15 médicos por turno. Para cada médico, um grupo de até seis estudantes, a partir do 5º período do curso de medicina da Afya, acompanhará os atendimentos. A previsão é que sejam realizados 1.370 atendimentos por mês no ambulatório, que vai ofertar, inicialmente, consultas nas áreas de psicologia, psiquiatria, pediatria, neurologia, mastologia e dermatologia. Posteriormente, deverão ser implantados serviços de raios-x, ultrassonografia e atendimento de farmácia.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade