Foto: Divulgação
A PE-60 é a rota dos principais destinos turísticos do Litoral e da economia de Pernambuco. É por ela que se chega às praias de Porto de Galinhas, dos Carneiros, Serrambi, Toquinho, de São José da Coroa Grande e ainda contribui com o turismo de Alagoas. E é por essa rodovia que trafegam os veículos rumo ao Porto de Suape e do setor sucroalcooleiro. No entanto, há anos que o Estado não cuida dela. Nessa terça-feira (14), a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou que investirá R$ 75 milhões para recupera-la. O anúncio foi muito comemorado, principalmente, pelos prefeitos que estiveram presentes no Palácio do Campo das Princesas.
A PE-60 só tem melhores condições de trafegabilidade até a entrada de Suape, que é a parte duplicada. Depois desse trecho, a maior parte dos 85 km é muito perigosa. Além da falta de manutenção, é uma estrada de mão dupla repleta de curvas e, nos períodos de colheita de cana, não é raro os motoristas tomarem sustos quando cruzam com os caminhões.
A notícia de requalificação foi bem recebida pelas prefeituras. A prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PP), esteve no Palácio do Campo das Princesas para acompanhar o anúncio e agradecer a Raquel Lyra por atender a uma reivindicação antiga dos municípios. “Esse é um dia histórico para o Estado de Pernambuco e, principalmente, para Ipojuca, onde a gente tem Suape, todo o desenvolvimento das indústrias e o turismo de Porto de Galinhas. Então, essa era uma questão que vínhamos lutando por muitos e muitos anos. Estou findando o meu mandato, mas vou sair muito feliz de poder participar dessa ação”, salientou a gestora.
Entre os municípios contemplados diretamente com a melhoria da PE-060 estão Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande. Em até 90 dias a licitação deve ser concluída para início das intervenções.