Recife sedia encontro nacional para debater a primeira infância

Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

A  primeira infância é tema do Encontro Nacional Urban95, que teve início neste domingo (21) e vai até terça-feira, no Recife. Representantes de 27 municípios que fazem parte da rede estão participando de debates em locais diferentes da cidade para troca de experiências, consolidando parcerias e conhecendo programas e serviços. A abertura ocorreu no Paço do Frevo, com a participação do prefeito João Campos (PSB).

Além das cidades que compõem a Rede, participam do evento representantes da idealizadora da Urban95, a Fundação Van Leer, do realizador da iniciativa no Brasil, o CECIP Centro de Criação de Imagem Popular, e dos parceiros técnicos Estúdio +1, Espaço Àra, Alana, Allma, Ateliê Navio, Descobrir Brincando, Lab da Cidade, Coletivo Mãos, Ikone e Coletivo Taboa.

O Encontro Urban95 é organizado pela Fundação Van Leer em parceria com a Prefeitura de Recife e a Agência Recife para Inovação e Estratégias (ARIES), com apoio logístico do CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular. Gestores públicos e técnicos recebem apoio e capacitação sobre formas de contribuir com o desenvolvimento integral das crianças a partir da experiência das cidades, identificando e atuando nos territórios onde os bebês e suas famílias estão, em especial aqueles mais vulneráveis. A iniciativa visa incorporar as lentes da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações efetivas que promovam interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos da vida de nossos cidadãos.

“É muito importante esse dia de hoje. A gente está recebendo aqui gestores, prefeitos, vereadores, especialistas do Brasil inteiro para tratar de primeira infância e educação. A gente consolida o Recife como cidade que tem um plano, que tem programas, que tem projetos, que tem um roteiro de diversas áreas diferentes, mas que focam na priorização do que é a primeira infância. Quando a gente cuida de quem tem entre 0 e 6 anos, consolida esse início de vida e isso garante um futuro melhor para todo mundo. Então, que bom que existe uma rede, que bom que o Recife faz parte dela e que bom que nós estamos recebendo, na nossa cidade, o Brasil para falar disso”, falou João Campos.

O prefeito de Boa Vista, capital de Roraima, Arthur Henrique, destacou a importância das gestões municipais trocarem informações sobre as experiências exitosas destinadas à primeira infância. “São 27 cidades que fazem parte da rede Urban95 no Brasil. É uma rede internacional de cidades que se comprometem a investir no desenvolvimento da criança, planejando a cidade com foco na criança. Recife é uma referência hoje no Brasil, assim como em Boa Vista. São 10 anos de política pública de primeira infância aqui no Recife, lá em Boa Vista também. É um momento para a gente trocar experiências, a gente pode trazer as nossas experiências para apresentar para a rede aqui, e, sem dúvida nenhuma, conhecer as iniciativas aqui do Recife também”, disse.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade