Foto: Yacy Ribeiro/Secom
A governadora Raquel Lyra (PSD) cumpriu agenda no interior de Pernambuco, nesta quinta-feira (3), com foco na garantia de dar acesso à água potável para 12 mil moradores dos municípios de Águas Belas, Iati e Itaíba. Foram entregues 41 sistemas de dessalinização, através do do Programa Água Doce, que conta com investimento de R$ 41,5 milhões numa parceria com o Governo Federal,
De acordo com o Governo do Estado, outros 33 sistemas estão em fase de conclusão e deverão ser entregues nos próximos 30 dias. Ao todo, serão implantados 170 sistemas de dessalinização em Pernambuco, ampliando o abastecimento de água potável nas comunidades rurais do Semiárido, com previsão de atender 57,8 mil pessoas.
”Aqui no Agreste entregamos água de qualidade para uma população que nunca teve acesso e que vai poder ter economia e melhoria da qualidade de vida. Esses sistemas dessalinizadores levarão à população água tratada, para beber, cozinhar, lavar roupa e garantir dignidade às famílias. É importante dizer que era um projeto que estava assinado há 12 anos, e nós, em 2025, tivemos a oportunidade de tirar do papel sem desperdiçar dinheiro público”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
O secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Giuseppe Vieira, participou da entrega e falou da importância de garantir água de qualidade. “O Programa Água Doce foi planejado e iniciado com o objetivo de aproveitar poços que já foram perfurados e que, por algum motivo, não estavam sendo utilizados, principalmente pela água não ter qualidade para o consumo humano. O poço gera uma expectativa na comunidade e, quando a água não tem qualidade para consumo, as pessoas ficam frustradas. O programa veio para gerar uma nova expectativa positiva e proporcionar dignidade para as pessoas”, salientou.