Foto: Blog Dantas Barreto
A governadora Raquel Lyra (PSD) compareceu à reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (2), e, durante a entrevista coletiva, voltou a defender a independência da Polícia Civil. A resposta foi ao ser questionada sobre a decisão do ministro do STF Gilmar Mendes de determinar que a Polícia Federal apure as razões que levaram a Polícia Civil investigar auxiliares do prefeito João Campos. Gilmar acatou ação movida pelo PSB.
“O Estado de Pernambuco não teve acesso integral aos autos. Eu penso que a questão está sendo tratada na Justiça. O Ministério Público também está envolvido. O Estado de Pernambuco irá se manifestar nos autos pela sua Procuradoria. Acho que o importante disso tudo é sempre ter em mente que para quem precisa prestar esclarecimentos, que preste. E, no caso, falando aqui das nossas polícias especificamente, que elas estejam sempre prontas para investigar qualquer ilícito que exista. Então, o que eu trago aqui é uma mensagem, uma fala de muita confiança no trabalho das instituições, da Justiça, da polícia e do nosso Estado”, disse a governadora.
Raquel Lyra pregou um discurso de união entre os poderes em prol de Pernambuco e destacou as parcerias com a Assembleia Legislativa. “Mais uma vez eu venho aqui na abertura dos trabalhos legislativos, neste ano de 2026, trazer a mensagem do Governo de Pernambuco, a nossa mensagem para os deputados e deputadas mas sobretudo à população do nosso Estado. Vivemos um momento onde Pernambuco consegue retomar a sua capacidade de investimento de geração de emprego. Saíram os dados hoje Pernambuco está entre os 10 estados do Brasil que mais investiram no ano de 2025”, enfatizou.
Apesar de o ano eleitoral ter iniciado, Raquel fez um apelo para que os interesses de Pernambuco sejam priorizados. “O que a gente precisa nesse momento, a mensagem que trago à Assembleia Legislativa, é de união. Esse tempo de polarização que nós vivemos no mundo, no Brasil, em Pernambuco, precisa ser colocado no tempo certo das eleições. Mas cada segundo e cada minuto e cada dia são importantes para a gente garantir a Pernambuco que cresça, se desenvolva e que se abra um ciclo de prosperidade, que já começou aqui em nosso estado. E que se a gente, por discussões menores, não perca o foco daquilo que é essencial para o nosso estado. Não podemos perder décadas como aconteceu na década passada”, assinalou a governadora.
PROTESTOS NAS GALERIAS
Enquanto Raquel Lyra discursava, representantes do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) protestavam nas galerias da Assembleia Legislativa. Estudantes também empunhavam faixas e bradavam contra o reajuste da passagem de ônibus no Grande Recife.
Assim que encerrou sua fala na tribuna, a governadora se retirou do plenário, antes de os líderes da oposição, Cayo Albino (PSB), e do Governo, Socorro Pimentel (UB), fizessem seus pronunciamentos.