Foto: Blog Dantas Barreto
A governadora Raquel Lyra (PSDB) repercutiu a pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (12), na qual seu governo tem 54% de aprovação e 42% de desaprovação. Em relação ao levantamento anterior, a avaliação positiva cresceu um ponto percentual dentro da margem de erro. A situação é melhor para Raquel no Interior, onde há avaliação positiva de 39%, regular de 37% e de apenas 21% negativa. Na Região Metropolitana e no Recife os índices são mais desfavoráveis, contudo Raquel listou uma série de ações que, na sua opinião, poderão inverter os números.
Mas a governadora avisou que sua prioridade está voltada ao trabalho. “Nunca fiz um mandato preocupada com o voto imediato. Sempre trabalhamos pelas próximas gerações. Se eu tivesse escolhido o caminho mais fácil, talvez estivesse somente fazendo propaganda na televisão. Mas o que a gente está fazendo é transformar Pernambuco”, disse, na abertura da Feira de Negócios da Agricultura Familiar de Pernambuco (Feneaf), que segue até domingo, na sede do IPA.
Questionada sobre como ter uma avaliação na RMR e no Recife como é a do interior do Estado, Raquel Lyra disse que cada região tem desafios diferentes e garantiu que sabe enfrentá-los. Hoje, inclusive, a governadora anunciou a distribuição de 512 toneladas de sementes de feijão, milho e sorgo para Sertão e apresentou os 31 tratores que estarão disponíveis para os produtores da agricultura familiar.
“Cada região tem a sua potencialidade. No Agreste, a agricultura de subsistência unida com o polo de confecções, com a avicultura que está se desenvolvendo. A Mata tem a força da cana-de-açúcar, mas a gente tem potencialidades distintas também. Da diversidade da fruticultura, do plantio que faz chegar alimento na nossa mesa. No Sertão tem a bacia leiteira, produção de mel, avicultura se transformando na região”, elencou.
Quanto à Região Metropolitana, onde tem 28% de avaliação positiva, 38% de regular e 29% de negativa, Raquel listou as ações da sua gestão. “Trazer água para as pessoas. Estamos com o programa Água no Morro, vamos trazer mais mobilidade com a PE-15, os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste, tem o enfrentamento do problema do Metrô que está sendo cuidado junto com o Governo Federal. A gente tem a necessidade de fazer que as pessoas tenham mais direito à moradia. O programa Morar Bem Pernambuco é uma realidade na vida das pessoas. Fizemos crescer 25% do investimento do FGTS em empreendimentos que iriam para o Sudeste brasileiro. Mas com os R$ 20 mil que a gente garante de entrada para quem ganha até dois salários mínimos, os edifícios estão aqui, as casas estão sendo construídas aqui. Estamos fazendo investimentos que há muito tempo não se via em Pernambuco. No final do ano, o investimento do Estado vai chegar em obras de estradas, de água, escolas com algo em torno de R$ 2,5 bilhões que serão executados. Esse valor é muito maior que a média dos últimos oito anos. Tenho certeza de que no ano que vem e no ano seguinte serão muito mais investimentos”, ressaltou, em tom otimista.