O Governo do Estado já realizou 11 rodadas de negociações com o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) sobre reajuste salarial, mas a categoria continua sem aceitar as propostas oferecidas. Nesta quinta-feira (8), a governadora Raquel Lyra (PSDB) fez um apelo para o sindicato chegar a um acordo.
“Já foram feitas propostas diferentes e nós queremos contemplar os policiais civis com o reajuste. Fazemos um apelo para que seus representantes fechem as negociações”, enfatizou Raquel Lyra, no ato de entrega de 112 viaturas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros, no Palácio do Campo das Princesas. Ela lembrou que grande parte categorias de servidores já está recebendo o reajuste e outras serão atendidas através de projetos a serem enviados à Assembleia Legislativa.
De acordo com o Governo, na última mesa de negociação, em 17 de julho, foram mantidas as propostas que contemplariam os policiais civis. “Há recomposição salarial para o quadriênio 2023/2026, de forma que nenhum servidor receberá ganhos inferiores à inflação no período, perfazendo, em média, reajustes na ordem de 20%. A sugestão apresentada contempla todos os níveis de carreira dos servidores envolvidos, com reajustes lineares e adequação dos intervalos da Grade Salarial do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS)”, informa o Governo. As negociações com o Sinpol são feitas pela Secretaria de Administração.
VIATURAS
Na cerimônia desta quarta-feira, a governadora Raquel Lyra entregou 122 viaturas, sendo 60 para a Patrulha Escolar, 30 para a PM e 22 ao Corpo de Bombeiros. O investimento é de R$ 1 milhão, para dar mais segurança em municípios da RMR e do Interior e unidades escolares. Das 1.056 escolas da rede estadual, cerca de 900 passam a ter maior proteção.
De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, 85% da frota policial foi renovada. As forças operativas também foram beneficiadas com equipamentos, sendo 7 mil coletes balísticos para a PM e mil para a Polícia Civil, além de 4.074 pistolas, sendo 3.063 para a PMPE e 1.011 para Polícia Civil.