Fotos: Janaína Pepeu/Secom
Pernambuco está sediando os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) pela primeira vez e, na noite desse sábado (21), aconteceu a cerimônia de abertura, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. As competições seguem até o dia 3 de outubro, reunindo alunos/atletas com idades entre 12 e 14 anos, de todos os estados brasileiros. A delegação pernambucana, composta por 357 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, é a maior nesta edição dos JEBs.
A solenidade de abertura contou com a governadora Raquel Lyra, que destacou a importância do esporte na formação dos cidadãos. “Nós, como a capital do esporte educacional brasileiro durante esses dias, estamos de braços abertos para os jovens atletas do país. Temos plena convicção de que com os nossos estudantes participando de jogos como esses, junto com a educação, estamos formando cidadãos melhores”, salientou.
Ao todo, serão 17 sedes que receberão modalidades dos JEBs, como o Parque e Centro Esportivo Santos Dumont e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os jogos são voltados para as categorias masculino e feminino, com idades de 12 a 14 anos, nas modalidades olímpicas, não olímpicas e paralímpicas.
São 18 modalidades disputadas: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez.
Os JEBs são uma grande competição esportiva nacional organizada anualmente pela CBDE, com apoio do Ministério do Esporte, além da parceria do Governo de Pernambuco nesta edição. A competição ainda é uma seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados na cidade de Bucaramanga, na Colômbia.