Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Raquel inicia 2025

Foto: Blog Dantas Barreto

Como diz o dito popular, o ano só começa depois do Carnaval e dessa vez demorou, principalmente, em Pernambuco, onde a folia só terminou ontem. Para uma pessoa, especialmente, 2025 começa hoje. A governadora Raquel Lyra terá nesta noite uma nova vida partidária, assim que se filiar ao PSD, quase dez anos depois de assinar a ficha do PSDB. Foi na sigla tucana que se elegeu duas vezes prefeita e uma vez governadora. Mas será no PSD seu outro grande teste: a tentativa de reeleição ao Governo do Estado. As pesquisas indicam que, se o pleito fosse neste momento, o vitorioso nas urnas seria prefeito do Recife, João Campos (PSB), apesar de levantamentos mostrarem que Raquel tem a gestão aprovada pela maioria dos pernambucanos. No entanto, o socialista também tem aprovação elevada e administra a principal cidade da Região Metropolitana, onde a governadora ainda precisa melhorar seus índices de aceitação. É na RMR que se concentra a maioria dos eleitores. Raquel, além de se filiar, comandará o PSD no Estado, encontrará 20 prefeitos e poderá atrair os 32 gestores tucanos eleitos no ano passado. Também fica a expectativa de que prefeitos filados a outros partidos sigam o mesmo rumo, já que a sigla faz parte da base do Governo Lula, de quem Raquel se aproximou, vem recebendo muita ajuda e espera que divida o mesmo palanque, em 2026. A questão é que o presidente da República e João Campos também são muito afinados.

Terá mudança na política?

Para aliados, a mudança de partido de Raquel Lyra tem que vir junto com outro jeito de fazer política. Alertas já foram dados, mas a governadora não alterou muito a forma de agir e sofreu consequências, principalmente, nas disputas internas na Alepe. Seus aliados avaliam que aprovação de projetos no Parlamento não garantem tranquilidade.

Conversa longa

Bruno Araújo vem esta semana a Pernambuco para começar a traçar o rumo do PSDB, após a saída de Raquel Lyra. Ele conversou longamente com nova tucana Priscila Krause sobre a missão que recebeu da direção nacional do partido. “Priscila é um dos quadros mais respeitados”, ressalta Bruno.

Gleisi assume hoje

A deputada Gleisi Hoffmann (PT) assume a Secretaria das Relações Institucionais, hoje, e outras mudanças ainda estão previstas, principalmente, por pressão do Centrão. Os ministros André de Paula (PSD) e Luciana Santos (PCdoB) tendem a mudar de ministérios.

Senadora diz ter outra tarefa

A senadora Teresa Leitão (PT) voltou a ser cogitada na imprensa nacional para ministra no Governo Lula, dessa vez na pasta da Mulher. Ela, porém, afirmou ser uma especulação recorrente que não faz parte dos planos. “Estou com uma tarefa estratégica para o Governo e para meu mandato, que é a presidência da Comissão de Educação”, garante.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade