A governadora Raquel Lyra (PSDB) lançou, nesta segunda-feira (20), o programa Qualifica Pernambuco visando qualificar mão de obra e incentivar o empreendedorismo para os pernambucanos. No primeiro bloco, serão oferecidas mais de 15 mil vagas em 52 municípios, e o objetivo é alcançar 123. Raquel garante que esse é o maior programa de capacitação da história de Pernambuco, e que isso foi possível por conta da parceria com o Senai, Senac e Sebrae. Os interessados podem se inscrever através do portal sedepe.pe.go.br.
“É só a primeira etapa porque a mudança em Pernambuco nunca é feita por um só. Passa pela garra do nosso povo. Ao longo do tempo, fomos perdendo espaço para outros estados, mas as coisas estão voltando, o desemprego está reduzindo temos potenciais. O Qualifica Pernambuco trabalha a nossa vocação empreendedora e a qualificação voltada ao mercado de trabalho. Entender a vocação de cada lugar e adequar a formação profissional para gerar trabalho, emprego e renda. A gente fala de mudança, mas isso passa por pessoas e cidades. A Casa do Trabalhador vai se espalhar pelo Estado para dar oportunidade aos invisíveis. A parceria com o Sistema S é fundamental. E em breve serão feitas com o CESAR para incluir o empreendedorismo nos cursos de formação”, falou a governadora.
A secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Amanda Aires, fez uma explanação sobre o programa e garantiu que, além das formações profissional e empreendedora, o objetivo é assegurar que o emprego. “É um amplo programa que envolve as secretarias porque é um programa do Governo do Estado. Fizemos escutas com os secretários, trabalhadores, com as mulheres que participam dos nossos cursos”, disse Amanda. Ela acrescentou que haverá capacitação técnica e oportunidade para acesso a créditos.
Murilo Guerra falou em nome do Sebrae e ressaltou que hoje foi mais um passo para levar o empreendedorismo a todo Pernambuco. “Governo e Sebrae têm o olhar para desenvolver os territórios com a cultura empreendedora. Tirar da informalidade os trabalhadores com capacitação e orientação. É um tiro certeiro do Governo para melhorar a situação dos municípios”, assinalou.
A diretora do Senai-PE, Camila Barreto, destacou a importância de participar do Qualifica Pernambuco, ressaltando a experiência de 80 anos que o Sistema S tem na área de capacitação. Regivan Dantas, que é diretor do Senac-PE, também salientou a importância de levar qualificação profissional para todo o Estado.