Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Quais as propostas para infraestrutura e mobilidade do Recife?

Foto: Rômulo Chico/Arquivo DP

Por: Pedro Ivo Bernardes

Do Diario de Pernambuco

No quarto dia da série sobre as propostas dos candidatos e candidatas à Prefeitura do Recife, o *Diario de Pernambuco* aborda os desafios da Infraestrutura Urbana e da Mobilidade na capital pernambucana. As propostas abordadas nesta série foram extraídas dos planos de governo dos postulantes registrados no TRE-PE. O critério para a escolha dos participantes foi a representação de seus partidos no Congresso Nacional, respeitando a Lei 9.504/1997, conhecida como a Lei das Eleições.

O Recife tem o segundo pior trânsito do país, atrás apenas de São Paulo. Segundo o TomTom Traffic Index, o recifense leva 22min e 40seg para percorrer 10km, 20 segundos a menos que o paulistano. Anualmente, o recifense perde 116 horas no trânsito, considerando os horários de rush.

Daniel Coelho (PSD)

Retomar a participação efetiva do Recife no consórcio metropolitano, responsável pelas ações diretas do transporte público, garantindo mais investimento da cidade para renovação da frota e monitoramento eficaz dos serviços.

Expandir a rede de ciclovias e ciclofaixas no município, incentivando o uso da bicicleta como meio de  transporte sustentável, e melhorar a infraestrutura de calçadas, garantindo a acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 

Investir na requalificação de áreas degradadas da cidade, melhorando a infraestrutura urbana, segurança e acessibilidade. Projetos de urbanização e paisagismo serão implementados para tornar essas áreas mais atrativas.

Reforçar a infraestrutura de iluminação pública da cidade através da instalação de mais postes de luz, com alta tecnologia, sobretudo nas áreas mais vulneráveis

Dani Portela (Psol)

Renovar e expandir a frota de ônibus para garantir maior conforto e eficiência no transporte público, substituindo veículos desgastados e aumentando a quantidade disponível para reduzir a superlotação.

Realizar uma reforma abrangente nas estações de ônibus, incluindo melhorias na segurança com a presença de agentes, climatização, iluminação adequada e limpeza frequente.

Aprimorar e implementar o Plano Diretor Cicloviário, ampliando a infraestrutura cicloviária com ciclofaixas protegidas e interligadas para promover o uso seguro da bicicleta como meio de transporte.

Atualizar e executar o Plano de Mobilidade Urbana para melhorar a fluidez do trânsito, otimizar semáforos, criando e ampliando corredores exclusivos para ônibus, reduzindo o congestionamento e melhorando a eficiência do transporte.

Promover campanhas educativas e capacitação sobre tratamento à pessoa idosa, pessoas com deficiência, enfrentamento ao racismo e ao machismo, além de criar canais de denúncia eficazes e seguros para passageiros e passageiras.

Gilson Machado (PL)

Ampliar a frota de transporte público existente, garantindo a segurança dos passageiros, a qualidade do serviço prestado e aumentando as linhas disponíveis, incluindo linhas diretas.

Implantar o bilhete único válido por tempo, onde os usuários poderão, dentro de um período específico de tempo, trocar de veículo de transporte público quantas vezes precisar e onde precisar, reduzindo o tempo de deslocamento e as filas.

Promover a requalificação dos passeios públicos e calçadas, priorizando as áreas que estão em piores condições, com obras estruturadoras de qualidade e duradouras, acessibilidade, iluminação e ações integradas de segurança.

Viabilizar a obra de navegabilidade do Rio Capibaribe, de forma a reduzir significativamente o tempo de deslocamento no trânsito.

Realizar obras estruturadoras de contenção e prevenção de deslizamentos em todas as áreas de risco, substituindo as lonas pretas. Com gestão séria e de qualidade essas obras vão sair do papel e salvar vidas.

João Campos (PSB)

Concluir e colocar para funcionar a Ponte Júlia Santiago, que liga os bairros de Areias e Imbiribeira, proporcionando uma nova conexão entre as Avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes.

Promover novas conexões viárias, seja de automóveis, pedestres, ciclistas ou do transporte público; e seguir cobrando melhores condições para o transporte coletivo de passageiros ao Grande Recife Consórcio de Transportes.

Avançar com novas Academias Recife e outros equipamentos esportivos de excelência na cidade, a exemplo do que já vem ocorrendo sempre que novos espaços de lazer são abertos ou recuperados na cidade.

Avançar com novos resultados nas obras de contenção de encostas, reduzindo ainda mais o número de famílias que vivem em áreas de risco, oferecendo melhores condições de segurança e qualidade de vida.

Tecio Teles

Viabilizar uma operação que atenda a população 24 horas por dia e 7 dias por semana, implementando um sistema avançado de monitoramento e gerenciamento do trânsito em tempo real.

Introduzir o VLT no Recife para oferecer uma opção de transporte público moderna e eficiente nas vias: Via Local Agamenon Magalhães, Conde da Boa Vista, Guararapes, Cais do Apolo, Cruz Cabugá e Avenida Norte.

Realizar auditorias rigorosas para identificar as causas das paralisações e tomar medidas corretivas imediatas, revisando e renegociando contratos para assegurar que as obras sejam concluídas.

Investir na melhoria das vias urbanas e na manutenção, estabelecendo um programa de manutenção preventiva para a infraestrutura existente.

Implantar o Plano de Chuvas do Recife, adotando o conceito de Cidade Esponja, que visa transformar áreas urbanas em espaços capazes de absorver e reter grandes volumes de água da chuva.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade