Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PSDB aprova em convenção nacional a fusão com o Podemos

Foto: Reprodução

A Convenção Nacional do PSDB aprovou, nesta quinta-feira (5/) em Brasília, a união da sigla com o Podemos. Em reunião promovida com dirigentes e parlamentares, o partido deu aval, por 201 votos a 2, à incorporação do Podemos. Este outro partido também precisa realizar a própria reunião para oficializar a fusão e, então, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ser comunicado.

O futuro partido, que ainda não tem nome e nem número definidos, passará a ter a quarta maior bancada no Senado, com sete parlamentares, e a sétima na Câmara Federal, com 28 deputados. Isso se nenhum deles pedir a desfiliação. Único governador que ficou, Eduardo Riedel (MS) participou da convenção, mas a sua saída já foi cogitada.

Na entrevista coletiva, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, foi questionado sobre quais nome e número o novo partido usará, mas ele disse que isso será decidido nas próximas etapas. “Hoje tivemos autorização para darmos os passos seguintes. Claro que com todo cuidado, todo o critério, respeitando a militância, os filiados e os nossos parceiros que virão. Nós vamos nos dedicar a isso posteriormente. As conversações são com o Podemos. E também podemos conversar com outros partidos sem pressa. A gente está fazendo tudo no tempo certo, tudo com o máximo apoio da nossa base”, disse Perillo.

Sobre quem ficará no comando nacional, se ele ou a presidente do Podemos, Renata Abreu, o dirigente tucano evitou cravar, afirmando que esse é o assunto que será discutido mais adiante. “A partir de agora, vamos sentar à mesa com o Podemos e outros partidos para deliberar sobre esses novos temas”, falou Marconi Perillo. Na próxima semana, serão tratados assuntos referentes aos estados e de governança.

UNIÃO INTERNA

Perillo destacou a presença maciça dos representantes estaduais na convenção nacional do PSDB. “Foram aprovadas, com 99,3% a favor, todas as autorizações que a gente precisava. A incorporação do Podemos, delegação executiva nacional para tomar as providências com vistas ao novo diretório, dentre outras autorizações. Como por exemplo, para fazermos fusão ou federação com outros partidos”, disse Perillo.

O dirigente assinalou que “o PSDB mostra vigor, unidade interna e, principalmente, compromisso com o Brasil”. “Reafirmamos o compromisso de radicalizar pelo Brasil, pelo que é certo, contra a falta de política de responsabilidade social, a falta de uma política externa séria, de uma política social que verdadeiramente emancipe, a falta de uma política de geração de empregos, dentre outras questões que precisam ser debatidas no Brasil”, disse

Marconi Perillo enfatizou que o PSDB mostra sua força nesse momento da política nacional. “Os convencionais demonstraram confiança no partido que mudou a história do Brasil, desde o Plano Real. Estamos felizes e nos sentimos ainda mais responsáveis para a condução daqui para frente, já que o partido nos deu esta carta para continuar fazendo o melhor”, disse o dirigente.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade