Foto: Rafael Vieira/DP
No próximo dia 11 de abril, o Governo do Estado vai abrir as propostas apresentadas pelas construtoras interessadas na primeira etapa do Arco Metropolitano. O trecho sul da via ficará entre a BR-232 e o Porto de Suape, com investimento previsto de R$ 750 milhões. A governadora Raquel Lyra (PSD) disse, nesta segunda-feira (31), que a obra deve iniciar em até 60 dias. Ela também garantiu que o projeto do segundo trecho de Arco, entre a PE-408 e a BR-232, já está pronto.
“Nós vamos abrir os envelopes das propostas, no próximo dia 11 de abril. Se tudo correr dentro do cronograma previsto, já começaremos a fazer o julgamento. A nossa expectativa é poder ter a obra em execução nos próximos 30 a 60 dias. A primeira etapa da obra do Arco Metropolitano é um compromisso do Governo de Pernambuco junto ao Governo Federal e será executada por nós”, garantiu a governadora.
Sobre o segundo trecho do Arco, Raquel contou que o projeto será entregue ao Dnit, que fará as adequações que julgue necessárias, o investimento do Governo Federal será de R$ 650 milhões.
BR-232
Raquel Lyra também assegurou a duplicação da BR-232 entre os municípios de São Caetano e Arcoverde, que compreende 108,9 km. O projeto foi incluído no PAC do Governo Federal, porém a governadora disse que, se não vierem recursos de Brasília, a obra será realizada com dinheiro de Pernambuco.
Segundo ela, o projeto dessa obra deverá ser concluído neste primeiro semestre e, em seguida, terá início o processo licitatório. “A gente espera que o impacto que houve há 20 anos possa ser estendido pelo Sertão do Estado de Pernambuco para Serra Talhada”, enfatizou Raquel. No projeto entre Arcoverde e Serra Talhada serão mais 156 km de duplicação da BR-232.