Foto: Sedepe/Divulgação
Balanço do Novo Caged, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), nesta terça-feira (30), aponta que foram gerados 8.022 empregos com carteira assinada, em Pernambuco, no mês de junho. De acordo com o Governo do Estado, já são 17.508 postos de trabalho criados de janeiro até o mês passado. Esses números representam o triplo do mesmo período de 2023. Além disso, nos 18 meses da gestão de Raquel Lyra (PSDB), já foram registradas 68,9 mil novas vagas formais de emprego.
“Esses oito mil novos empregos gerados no mês de junho são resultado desse esforço. Estamos investindo pesado na infraestrutura do Estado para que ele se torne um ambiente favorável para a instalação de indústrias e negócios, gerando mais oportunidades de emprego e renda. Celebramos esses números porque eles representam a mudança de vida que a nossa população tanto deseja e merece”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
O Governo do Estado ressalta que os cinco grandes setores produtivos em Pernambuco tiveram saldo de empregos positivo no mês de junho. “O resultado foi puxado, principalmente, pelos setores de Serviços (com 3.920 novos postos), Comércio (1.498) e Indústria (1.442). Em seguida, vieram Agropecuária (645) e Construção (517). Vale destacar o setor da Agropecuária, que reverteu o saldo negativo (-725) do mês anterior, influenciado, principalmente, pelo cultivo da uva (356) e da manga (71)”, informa o Estado.
Ainda de acordo com o Governo, a Indústria contribuiu com crescimento de mais de 200% em relação a maio, alavancado pela fabricação e refino de açúcar (507). O setor de Serviços teve seus principais resultados motivados pelas novas carteiras assinadas nas áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (2.261), administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (508), e alojamento e alimentação (343).