Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Primeira devolução

Foto: Ed Alves CB/DA Press

Os primeiros aposentados vítimas do golpe começam a ser ressarcidos pelo INSS, hoje. Porém, os mais recentes que tiveram descontos irregulares, entre 24 de abril e 8 de maio. Os R$ 292 milhões foram retidos, ou seja, o instituto não repassou para as associações e, assim, esse prejuízo já será sanado. A devolução será feita por etapas até 6 de junho. A programação oficial dos pagamentos é a seguinte: quem ganha até um salário-mínimo, recebe a partir de hoje, na ordem do último dígito no número do benefício. Quem termina em 1, na segunda (26), em 2, na terça (27), em 3 na quarta (28), e assim por diante, pulando o sábado e o domingo. Já quem ganha mais de um salário-mínimo recebe de 2 a 7 de junho. Mas fica a expectativa quanto aos demais. Na última divulgação sobre o número de pessoas que já entraram em contato com o INSS, cerca de dois milhões afirmaram que não deram autorização. Ou seja, foram roubadas. De acordo com a investigação da Polícia Federal, o total pode chegar a 4,3 milhões de aposentados. O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, já garantiu que todos serão ressarcidos. “Ninguém, nenhum aposentado ou pensionista ficará prejudicado. Essa é a nossa meta, nosso foco, assunto principal que nos guia em todas as reuniões e decisões”, reafirmou Wolney, na semana passada. O INSS tem a intenção de obrigar as associações a devolverem, mas certamente terá que recorrer aos recursos federais para não deixar as vítimas do prejuízo por mais tempo.

Jogo pesado e antigo

No processo eleitoral do MDB, se ouviu dos dois lados reclamações de interferências externas. E as queixas eram de quem está há muito tempo nos bastidores da política, como se essas intromissões fossem novidades. A questão é que não estava em jogo apenas a presidência estadual do partido, mas as alianças em 2026. Raul Henry ganhou e garantiu apoio a João Campos (PSB).

Resta a vice

No Congresso Nacional, a avaliação que se faz a respeito do senador Ciro Nogueira (PP) é que a sua reeleição está difícil no Piauí, por ele flertar com a esquerda e a direita. E por isso estaria cavando para ser o candidato a vice-presidente na chapa direitista. Senão pode ficar sem mandato.

Esforço concentrado

Hoje, a Câmara Federal inicia um esforço concentrado para aprovar projetos até quarta-feira. Na próxima semana, as atenções estarão voltadas para a reunião do Brics, marcada para 6 e 7 de junho, no Rio de Janeiro. Mas a polêmica da semana continua sendo a CPI do INSS.

Governadores na pauta da CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados fará audiência pública, quarta-feira, com os dois primeiros de oito governadores sobre a PEC da Segurança. Serão ouvidos Ronaldo Caiado (UB-GO) e Hélder Barbalho (MDB-PA). A governadora Raquel Lyra (PSD) também foi convidada, mas não tem data definida. O relator da PEC é Mendonça Filho (UB).

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade