Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pressão nos partidos

Foto: Blog Dantas Barreto

O senador Humberto Costa (PT) acredita que o presidente Lula (PT) anunciará mudanças no seu ministério na próxima semana, contudo não acredita que os partidos que hoje ocupam cargos indicarão mais nomes. Na sua opinião, alguns poderão ganhar espaços relevantes. Citou como exemplo o PSD, que poderá receber um ministério mais consistente que o da Pesca e Aquicultura, hoje comandado por André de Paula. Ele é cotado para assumir a pasta do Turismo. Só que a conversa terá de ser outra, acredita Humberto. Segundo ele, 11 cargos de 1º escalão estão com siglas que não deram qualquer garantia para o retorno esperado em votos no Congresso Nacional. “Acho que agora o Governo vai exigir uma contrapartida. Espero que faça isso e imagino que vai fazer”, diz. Questionado sobre quem deveria dar essa pressão, Humberto respondeu: “Quem coordena é aquele grupo, os chamados palacianos. Mas quem tem mais poder nisso é a questão das relações institucionais. Não somente Alexandre Padilha, como também os líderes”. Na avaliação do senador petista, esse é o momento de corrigir o erro ocorrido na composição dos ministérios. Um dos alvos do Centrão é o Ministério da Saúde pelo orçamento e capilaridade que tem. A ministra Nisia Trindade, inclusive, já foi cobrada pelo próprio presidente Lula. Humberto avalia que ela não faz uma gestão ruim. Observa que entre os problemas estão o fato de ela não ter origem política e por padecer da mesma deficiência que o Governo tinha: má comunicação para divulgar o que tem feito.

Além da disputa no PT

Em julho, haverá eleições para escolha dos novos diretórios estaduais do PT e, em agosto, da Executiva Nacional. O senador Humberto Costa defende que o partido aproveite o PED para fazer uma grande mobilização e discutir grandes teses para apresentar ao País. No entanto prevê disputas internas. “Se der para fazer chapa única, melhor. Mas não dá”, admite.

Avaliação da resposta

O presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), distribuiu cópias da resposta do Governo Estadual sobre os motivos do atraso no pagamento das emendas parlamentares de 2024. Cada um vai avaliar as justificativas para se posicionar. A resposta foi entregue quarta-feira.

Serviço do TRE

Devido às chuvas, o ponto do TRE para cadastramento biométrico e regularização eleitoral, que deveria ter iniciado na última quarta-feira, só começa a funcionar hoje no Shopping Guararapes, em Jaboatão. Agendamento é através do portal www.tre-pe.jus.br.

Vítimas de alagamentos

A vereadora Jô Cavalcanti (Psol) propôs a criação da Frente Parlamentar de Monitoramento de Enchentes e Alagamentos, na Câmara do Recife. Nas chuvas desta semana, houve sete mortes na RMR, sendo cinco na Capital. As duas pessoas eletrocutadas e a que se afogou foi justamente devido aos alagamentos nas ruas recifenses.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade