Foto: Reprodução
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não poupou críticas ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), por estar nos Estados Unidos fazendo uma articulação contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar de não citar o nome do parlamentar licenciado, o petista disse que Eduardo está tendo uma “prática terrorista e antipatriótica “. E que ele “lambe as botas do Trump para interferir na Justiça brasileira”, se referindo ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As declarações do petista foram dadas durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto, nesta terça-feira(3).
Lula lembrou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não contesta os votos que seus filhos e aliados receberam nas urnas, no entanto aponta irregularidades no resultado da disputa presidencial de 2022. “Se essa gente pensa que vai ganhar a consciência da população brasileira com mentira, é um ledo engano”, acrescentou
O presidente voltou a condenar a intenção de Donald Trump de querer dar palpite no Brasil. “É inadmissível que um presidente de qualquer país do mundo dê palpite sobre a decisão da Suprema Corte de um outro país. Se você concorda ou você não concorda, silencie. Porque não é correto você dar palpite. Não é correto você ficar julgando as pessoas”, afirmou Lula.
“Os Estados Unidos precisam compreender que respeito à integridade de outro país é muito importante”, disparou o presidente.
A fala de Lula se refere a uma ofensiva do governo de Donald Trump contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, que recebeu uma carta do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, em 7 de maio,relativa à decisão do ministro em suspender a plataforma Rumble, popular entre influenciadores da direita, com a ordem de indicação de representante no Brasil. A suspensão foi em 21 de fevereiro deste ano.
Lula também disse que não tem cabimento a questão do aumento da taxação de impostos de importação e que vai manter o diálogo.