Foto: Blog Dantas Barreto
A possibilidade de o Avante aderir à base da governadora Raquel Lyra (PSD) deixou em alerta o PSB, já que a sigla comanda o Procon na gestão do prefeito do Recife, João Campos. Nesta terça-feira (18), o presidente estadual das do PSB, deputado Sileno Guedes, mandou um recado à direção do partido aliado: “Não dá pra ficar com um pé em cada barco”.
O deputado federal Waldemar Oliveira foi quem iniciou as conversas com o Governo do Estado em torno da ocupação de espaços. Um deles seria o cargo de administrador do Aquipélago de Fernando de Noronha.
De acordo com Guedes, “o prefeito João Campos tem mantido diálogo com a direção do Avante”. “Se o partido está na base é porque consideramos ser importante”, disse dirigente. O Avante é presidido no Estado por Sebastião Oliveira.
PERDAS
Sileno Guedes também fui questionado sobre a perda de dois prefeitos em apenas um mês, mas preferiu considerar como natural as saídas de Catharina Garzieira (Lagoa Grande), para o MDB, e o de Flores, Gilberto Ribeiro, para o PSD. Segundo ele, essas mudanças fazem parte do processo político e cabe aos gestores decidirem em quais partidos devem atuar. O PSD é a mais nova sigla da governadora Raquel Lyra. Com essas duas perdas o PSB caiu de 31 para 29 prefeituras em Pernambuco.
“A prefeita de Lagoa Grande tinha uma ligação histórica com o MDB e o PSB compôs a chapa dela. O prefeito de Flores tomou uma decisão política. Mas essa conta não é fundamental. Não cabe aos prefeitos fazer oposição, já que cabe a eles fazerem parcerias com o Governo. Oposição cabe aos deputados e aos partidos políticos”, assinalou o dirigente.
O dirigente assegurou que o PSB está decidido e colocado como oposição ao governo do Estado. “A gente tem um projeto projeto posto que não é só do PSB e há um equilíbrio no Estado em número de prefeitos de outros partidos. O que a gente vem apostando é que Pernambuco poderia estar melhor. A eleição de 2026 está longe e até lá, quando os projetos estiverem definidos, é que é que vamos decidir. Conversar com os gestores é um exercício permanente. Cada um tem o direito de acompanhar o nosso projeto, que é governar Pernambuco melhor do que hoje”, insistiu Sileno Guedes.