Foto: Blog Dantas Barreto
Em mais uma iniciativa para evitar confrontos entre torcedores, o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto (PSDB), sugeriu a mudança de datas dos jogos válidos pelo Campeonato Pernambucano marcados para o período do Carnaval. Ele já havia proposto o cancelamento da partida entre Santa Cruz e Sport, no sábado passado, porém, nessa segunda-feira (3), admitiu que foi num horário próximo ao início e os torcedores já se encontravam no Estádio do Arruda.
Com o ofício enviado ontem à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Porto acredita que há prazo suficiente para o replanejamento do calendário do campeonato. Uma das rodadas cairá em 1º de março, que é Sábado de Zé Pereira, dia do Galo da Madrugada. Outra, no dia 4, a terça-feira.
“Em Pernambuco, o período carnavalesco movimenta milhões de foliões nos polos espalhados por todo o Estado, exigindo do Governo Estadual o emprego de um efetivo de mais de 60 mil profissionais de segurança, que atuam de forma coordenada para garantir a paz durante os festejos. Tamanho aumento das demandas de segurança pública, durante o ciclo de momo, pode inviabilizar o necessário policiamento dos jogos”, alerta Álvaro Porto.
No ofício encaminhado ao presidente da FPF, Evandro carvalho, o deputado pede que que a programação dos jogos seja alterada, para garantir o “comprometimento das forças de segurança do Estado com os festejos do carnaval, bem como a necessidade de garantir que todas as partidas do Campeonato Pernambucano de Futebol sejam realizadas num cenário de tranquilidade”.