PRD NASCE COMO 3º MAIOR PARTIDO EM NÚMERO DE FILIADOS

Do Congresso em Foco

Nome pouco conhecido ainda para o eleitorado geral, o Partido Renovação Democrática (PRD) é o terceiro maior partido do Brasil em número de filiados. São 1,3 milhão de pessoas que fazem parte da mais nova sigla brasileira.

O PRD foi fundado em novembro de 2023, depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a fusão do Patriota e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O Vasco Resende, que fazia parte da cúpula do Patriota, assumiu o comando do novo partido. A direção nacional da sigla não conta com familiares de Roberto Jefferson, que já foi um dos principais nomes do PTB nos últimos anos.

A fusão de um partido em crise depois das eleições, o PTB, e outro pequeno em representação, o Patriota, acabou criando mais um partido gigante em filiados. O PRD conseguiu desbancar o PSDB como o terceiro maior partido do país nessa métrica. Os tucanos ficam logo atrás da nova sigla, com 1,31 milhão de filiados.

A fusão das duas siglas veio como consequência da cláusula de barreira. Nenhum dos dois partidos conseguiu eleger número suficiente de congressistas para alcançar a cláusula de desempenho para ter acesso ao Fundo Partidário. Com a fusão, o novo partido deve poder acessar esta verba pública, considerando o número de votos válidos que ambas as siglas receberam em todo o Brasil na eleição de 2022.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Publicidade