Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pesquisa mostra que 88% da população quer punição a candidato que usa fake news

Foto Divulgação

Uma das preocupações para as eleições deste ano são em relação às notícias falsas. Esse receio não fica restrito à Justiça Eleitoral, mas na própria população brasileira, como atesta a nova pesquisa divulgada pela Febraban. De acordo com o levantamento, 88% dos brasileiros defendem punições severas aos candidatos que praticam ou se beneficiam com as fake news.

Para 52% das pessoas, deve haver impugnação da candidatura, enquanto 14% defendem multa em dinheiro. Outros 12% cobram a suspensão da campanha eleitoral por um período, 10% opinam pela suspensão completa da propaganda eleitoral e 3% indicam apenas repreensão pública.

A pesquisa mostra ainda que o apoio político não tem papel “determinante” na escolha dos eleitores. Nesse caso, as propostas dos concorrentes (41%) e a experiência administrativa (29%) são os fatores considerados mais importantes para a escolha do(a) próximo(a) prefeito(a). O desempenho na campanha e nos debates chega a 17% do total e os apoios políticos só têm 7% das respostas.

PREFERÊNCIA

Às vésperas das convenções partidárias para definição dos candidatos ou candidatas às Prefeituras, 36% dos entrevistados declaram já ter feito a sua escolha. Outros 28% afirmam que irão escolher quando os candidatos estiverem definidos e começar a campanha. E 29% acreditam que só decidirão na reta final, depois do último debate (20%) ou mesmo no dia da eleição (9%).

O cientista político é presidente do Ipespe, Antônio Lavareda, considerada que os resultados da pesquisa refletem a maior proximidade dos cidadãos com o município, dada a vivência direta com a prestação de serviços nos seus bairros e comunidades.

“Os dados evidenciam o entendimento da estrutura federativa pela população. Enquanto o gestor local é responsável pela administração direta dos serviços públicos, o chefe do Executivo Federal desempenha papel central no gerenciamento do País, na execução de políticas públicas nacionais e, sobretudo, na condução da economia, que se traduz em condições de emprego, renda e controle da inflação”, observa Antônio Lavareda.

PESQUISA

Realizada entre os dias 4 e 10 de julho de 2024, com 3 mil pessoas nas cinco regiões do País, a pesquisa aborda o interesse do brasileiro nas eleições municipais, suas preferências e expectativas sobre os perfis dos próximos prefeitos. O levantamento inédito procura investigar o que pensam os brasileiros sobre o grau de envolvimento da população com as campanhas, as opiniões sobre as Fake News no contexto eleitoral e as formas pelas quais as pessoas se informam sobre o pleito eleitoral.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade