Foto: Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados
Nova pesquisa do Instituto Genial/Quest voltou a apresentar um quadro negativo para o presidente Lula (PT). O universo de entrevistados foi relativamente pequeno, porém significativo. Foram ouvidos 183 dos 513 deputados federais e, destes, 42% desaprovam a gestão petista. Outros 32% aprovam. Quanto ao rumo do Governo, 52% acham que está na direção errada e apenas 38% consideram que está no caminho certo. Daí em diante, a pesquisa aponta que a insatisfação dos parlamentares é grande com o Palácio do Planalto, tanto que 64% acham que vem sendo dada uma atenção menor ao Congresso Nacional. Somente 27% se mostram satisfeitos. Interessante foi quando os deputados responderam sobre as chances de projetos governistas nas votações em plenário: 47% afirmaram que há chance alta de aprovação, mas outros 47% disseram ser baixa. E só um ministro conseguiu passar dos dois dígitos na pergunta sobre quem seria o principal interlocutor do Palácio, que foi Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, com 12% das opiniões. Como coloquei anteriormente, o universo de 183 deputados é pequeno quando se compara com a população brasileira, mas é no Poder Legislativo onde são votados os projetos de interesse do Brasil. Os números refletem a divisão política que domina o cenário nacional e Lula não tem conseguido inverter, após quase um ano e meio na Presidência. Bem diferente da situação que tinha nos dois mandatos anteriores. A tal “falta de atenção” tem um peso enorme nisso.
Falta de pediatras
A governadora Raquel Lyra (PSDB) diz ser uma grande preocupação o número crescente de casos de Síndrome de Respiração Aguda Grave, principalmente, nas crianças. E admitiu a falta de pediatras no mercado para suprir as necessidades. “Abrimos leitos de forma descentralizada, mas não tem muita gente especializada. Faltam pediatras”, lamenta Raquel.
Moro contra o PT
Livre da cassação, o senador Sérgio Moro (UB-PR) disse que vai fazer parte de um projeto para derrotar o PT em 2026. Mas não falou se seria ao lado dos bolsonaristas. Vale lembrar que PT e PL se uniram na denúncia de abuso de poder econômico.
“Capitão” de volta
Apelidado por Lula de “meu capitão”, o ex-ministro José Dirceu é mais um beneficiado pela reviravolta do STF sobre a Operação Lava Jato. Não foi inocentado. O Supremo alegou que o caso prescreveu. Dirceu agora sonha em voltar à Câmara Federal.
Novo olhar dos europeus
Chefe da Assessoria Especial do Governo, Fernando Holanda integrou a comitiva nordestina que foi à Alemanha, Holanda e Bélgica para apresentar os potenciais da Região. “A Europa começa a olhar de novo para o Brasil, mas desta vez da forma correta, nas áreas da inovação e energia sustentável. E o Nordeste tem muito potencial em ambas”, destaca o secretário.
Um comentário
Em meu ver o Brasil estava no caminho certo com o ex.presidente passamos por muitos dificuldade e não abalou o Brasil seguramos toda carga na economia e deu conta de tudo terminamos obras super faturada que não conseguiram terminar. Uma vergonha este governo do PT fora deixa nósso Brasil crescer