A pesquisa do Instituto AtlasIntel, divulgada pela CNN Brasil, nesta sexta-feira (26), chamou a atenção, não pela liderança imposta pelo prefeito João Campos (PSB), mas pelo desempenho do ex-ministro Gilson Machado. Apesar de os números apontarem o socialista próximo dos 60% das intenções de votos e podendo ganhar no primeiro turno, o pré-candidato do PL apareceu em segundo lugar, na casa dos 20%. Os demais concorrentes surgem com apenas um dígito.
Num dos cenários da pesquisa, João Campos tem 59% e Gilson Machado, 20,2%. Dani Portela (Psol) soma 9,8%, Daniel Coelho (PSD), com 4%, e Tecio Teles (Novo), com 0,7%.
No mesmo levantamento, o AtlasIntel registrou que 74,6% dos eleitores que votaram em Lula, nas eleições de 2022, manifestam intenção de votar em João Campos e não em um candidato petista. O nome do deputado João Paulo foi citado por 13,7% dos entrevistados. Dani Portela tem a preferência de 7,7%.
Os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também opinaram e 58% disseram que votariam em Gilson Machado. No entanto, João Campos teria a preferência de 31,1% do eleitorado de Bolsonaro. O advogado Tecio Teles ficaria com 5,4%, e Daniel Coelho, 3,2%.
A pesquisa Atlas/CNN foi registrada no TSE sob o número PE-05351/2024. Foram entrevistados 827 moradores do Recife, por meio de Recrutamento Digital Aleatório (Atlas RDR), entre os dias 18 e 23 de abril. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.