Foto: Divulgação
O Governo de Pernambuco enviou uma comitiva para o Oriente Médio a fim de prospectar investimentos. A agenda liderada pelo Consórcio Nordeste inclui encontros com governos e fundos de investimento interessados em financiar projetos estratégicos no Nordeste, alinhados com as estratégias políticas e econômicas dos países árabes.
O grupo também vai propor parcerias nas áreas de energias renováveis, gestão portuária e agronegócio no Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos (EAU). Nesses países as economias têm se mostrado cada vez mais abertas ao comércio com parceiros estratégicos da América Latina.
De acordo com o Governo do Estado, em 2022, Pernambuco exportou e movimentou com os mercados dos Emirados Árabes e Arábia Saudita mais de US$ 1 bilhão.
“Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, Pernambuco tem buscado ampliar sua presença nos mercados internacionais com foco em atração de investimentos e ampliação de mercados para produtos pernambucanos. Essa missão é fundamental para atrair investimentos que impulsionem o crescimento econômico sustentável do nosso estado”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.
“O fortalecimento das relações com os países árabes é estratégico para Pernambuco. Estamos vivendo um momento em que o Estado se consolida como um dos principais hubs de transição energética e hub logístico do Brasil. Nossa localização, infraestrutura e vocação econômica nos posicionam de forma privilegiada para facilitar o escoamento da produção do agronegócio brasileiro, especialmente para os mercados do Oriente Médio”, disse o secretário da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais, João Salles.
“Estão programadas várias agendas estratégicas e espero retornar ao Estado com boas notícias para Suape e para Pernambuco. As expectativas são as melhores possíveis”, afirma o diretor-presidente do Complexo de Suape, Armando Monteiro Bisneto.