Pelo que se fala em Brasília e no Ceará, a saída de Danilo Cabral da Sudene já é assunto resolvido. A cabeça dele foi pedida há cerca de 15 dias e a exoneração deveria ter ocorrido quando o presidente Lula (PT) retornou da viagem ao Chile. Apesar de alguns interlocutores pernambucanos, entre os quais o senador Humberto Costa (PT), terem procurado o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a força do governador do Ceará, Elmano Freitas (PT), está tendo um peso maior. Nos bastidores, se diz que os responsáveis pela Ferrovia Transnordestina não têm qualquer interesse no Ramal Salgueiro/Suape e se aliaram aos cearenses para sabotar Danilo, pois ele vem agindo para a retomada do projeto. Quando a demissão veio à tona nesta semana, enfim, teve início uma mobilização em Pernambuco, envolvendo empresários e políticos em defesa da permanência de Cabral. Diante dessa nova pressão, fica a expectativa quanto à decisão final de Lula, já que ele teria aceitado o pedido do Ceará, que tem como grande fiador justamente Rui Costa. Segundo os bastidores, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, está acompanhando a situação à distância. O suspense vai continuar, pelo menos, nesse final de semana. Agora, se a demissão de Danilo Cabral for confirmada, será uma prova inconteste da falta de unidade e lideranças políticas em Pernambuco. Até porque os cearenses não têm muito do que reclamar, pois, na gestão de Danilo a Sudene atuou na liberação de R$ 2,6 bilhões para o trecho da Transnordestina até Pecém.
Oposição no pé de João
O líder da oposição na Câmara do Recife, Felipe Alecrim (Novo), avisa que a bancada não dará sossego ao prefeito João Campos (PSB), a partir dessa segunda-feira, na volta dos trabalhos. Alecrim disse que as fiscalizações serão intensificadas, bem como observados atentamente os projetos que serão enviados pela Prefeitura.
Pronto para o embate
Líder do Governo, o vereador Samuel Salazar (MDB), garante que a sua bancada continuará atuando com transparência, a verdade e mostrando o que o prefeito João Campos (PSB) está fazendo no Recife. A base aliada tem a grande maioria no enfrentamento com a oposição.
Ocupação do solo
Um dos principais projetos que a Câmara do Recife votará, provavelmente em setembro, é a Lei de Permissão do Uso e Ocupação do Solo. A proposta foi debatida com o setor imobiliário, até porque vai mexer com a construção civil. A PUOS tramita na Comissão Especial criada para esse fim.
Apelo por apoio dos prefeitos
No lançamento das ações do Agosto Lilás, no Palácio do Campo das Princesas, uma vítima de violência doméstica, anunciada como Maria, falou do apoio que recebeu no Centro de Referência da Mulher. “Espero que os prefeitos se comovam com a gente. A Casa da Mulher é uma mão forte e que muitas sejam abertas para nos apoiar”, disse Maria.