A divisão do PT no 2º turno da eleição em Paulista não é uma exclusividade. Agora tem racha também no Progressistas, mas em Olinda. Ex-candidato a prefeito e atual vice, Márcio Botelho engajou-se na campanha do petista Vinicius Castello, que terminou o 1º turno com 38,75% dos votos e disputa esta segunda fase com Mirella Almeida (PSD), que obteve 30,02%. Botelho foi o quarto colocado com 4,81%. Ontem, enquanto ele caminhava com Vinicius, o deputado Cleiton Collins, que é vice-presidente estadual do PP, afirmava que o partido está com a candidata do PSD, tendo aval do presidente do partido, Eduardo da Fonte. Com isso, está gerada mais uma crise partidária que tende a repetir a situação de Paulista. Ou seja, Mirella recebe o apoio do partido, no entanto ninguém de Olinda pedirá votos para ela. Numa disputa acirrada, os 9.989 votos de Márcio Botelho podem fazer a diferença, afinal de contas Vinícius ficou à frente de Mirella por uma diferença de apenas 18.133 votos. Vale salientar que a terceira colocada, Izabel Urquiza (PL), recebeu mais de 51,5 mil votos e ela decidiu ficar neutra, não aceitando a intenção da direção estadual do partido para se aliar à candidatura governista. E como ficam esses eleitores? Aqueles que votaram em Izabel por uma escolha ideológica, teoricamente não votariam no representante do PT. Mas tem os que preferiram Izabel por ela ser de oposição à gestão do prefeito Professor Lupércio (PSD). E não dá para identificá-los de bate-pronto. Tais situações deixam o 2º turno da eleição olindense em aberto, faltando menos de duas semanas para o dia da votação. Cada candidato está apresentando suas propostas e os apoios na expectativa de convencer o eleitorado. Lembrando que, no 1º turno, 36.524 eleitores votaram em branco e nulo e outros 56.256 não compareceram às urnas.
De Paulista para Olinda
A Executiva Nacional do PT orientou o diretório municipal a apoiar Júnior Matuto (PSB), e não Severino Ramos (PSDB), como queriam os petistas de Paulista. Porém, na prática, não é bem assim. Um grupo do PT paulistense vai começar a atuar, mas em favor de Vinicius Castello (PT), candidato em Olinda. Já tem até slogan: Paulista com Olinda é 13. Firmes na Luta. A tropa participará das mobilizações de rua.
Putin será preso?
Em novembro, o Brasil sediará a 10ª reunião do G20 e o presidente russo, Vladimir Putin, é esperado. Há um pedido de prisão contra ele emitido pelo Tribunal Penal Internacional devido à invasão na Ucrânia. Domingo, Lula disse que quem manda prender “é a Justiça e não o Governo”.
De olho na Mesa
O vereador Marco Aurélio Filho (PV) está se movimentando na Câmara do Recife para representar a Federação PT/PCdoB/PV na Mesa Diretora, no biênio 2025/2026. A bancada terá cinco parlamentares e Marco Aurélio tem a simpatia de governistas e oposição. Só falta definir o cargo.
Pacote de obras de Raquel
A governadora Raquel Lyra (PSDB) lançará, amanhã, um pacote de obras e serviços do Programa Águas de Pernambuco. Inclui abastecimento d’água, construção de barragens, adutoras e estações de tratamento, além de poços artesianos e saneamento básico. Na próxima semana, também haverá anúncio sobre estradas importantes e vicinais. A intenção é colocar a máquina pra moer.