Foto: Blog Dantas Barreto
A Mesa Diretora da Câmara Municipal do Recife foi eleita, nesta quarta-feira (1), logo após a posse dos 37 vereadores eleitos em outubro de 2024 para a 19ª legislatura. Parlamentar mais votado da Capital, com 20.264 votos, Romerinho Jatobá (PSB) foi reconduzido à presidência, encabeçando a chapa única formada em consenso. Eriberto Rafael (PSB) também continuará como primeiro secretário, que é considerado o segundo cargo mais importante do Legislativo.
Os demais integrantes são Zé Neto (PSB) como primeiro vice-presidente; Ana Lúcia (Republicanos) continuará na segunda vice-presidência e Aderaldo Pinto (PSB) foi eleito para terceiro vice. Cida Pedrosa (PCdoB) ocupará a segunda secretaria e Fred Ferreira ficará na terceira secretaria. Os suplentes serão Fabiano Ferraz (MDB) e Gilberto Alves (PRD).
A composição da Mesa Diretoria foi definida com base na proporcionalidade partidária na Câmara. Em outubro, foram eleitos 15 vereadores do PSB, 5 da federação PT-PCdoB-PV, 4 do PL, 3 do MDB, 2 do Novo, 2 do PSD e 2 do Republicanos. Psol, PRD, PP e Avante terão apenas um representante no Legislativo.
A configuração no plenário terá duas modificações, a partir de amanhã. Como o vereador Marco Aurélio Filho (PV) será secretário dos Direitos Humanos e Juventude do Recife, o primeiro suplente da federação PT-PCdoB-PV, Oscar Barreto, assumirá o mandato, após não ter sido reeleito. Outro que continuará no Legislativo é Chico Kiko (PSB), que substituirá Andreza Romero, a nova chefe do Gabinete de Defesa e Proteção dos Animais do município.
MAIS VERBA
No final de dezembro de 2024, a Mesa Diretora da Câmara do Recife aumentou em 77,8% o valor da verba de gabinete de cada vereador, passando de R$ 9 mil para R$ 16 mil. Esse dinheiro é gasto com as atividades parlamentares.
Por se tratar de uma resolução, a decisão não precisou ser votada em plenário. Na atual legislatura, o Recife passa a ter 37 vereadores e não mais 39. As duas vagas a menos ocorre devido ao Censo do IBGE, que apontou redução da população do Recife.