Foto: Blog Dantas Barreto
A partir de hoje, os integrantes de 14 comissões permanentes da Assembleia Legislativa começam a eleger seus presidentes e vices. A Comissão de Ética é um caso à parte porque a escolha se dá por votação secreta no plenário. A tendência é que deputados de oposição e independentes conquistem mais 12 colegiados, ficando para aliados do Palácio do Campo das Princesas apenas as comissões de Meio Ambiente e de Agricultura. Até mesmo nos casos de parlamentares que fazem parte do blocão formado por PSDB, PRD, PT, PCdoB, SD, PV e PP, alguém que faz oposição deve ganhar. Um exemplo é João Paulo Costa (PCdoB), que tende a ser reconduzido à presidência da Comissão do Consumidor. No último sábado, o Governo Raquel Lyra já sofreu três derrotas seguidas nas comissões de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ), de Finanças e de Administração, consideradas as três principais da Alepe. Outra importante é a da Saúde, onde o Governo também tem a minoria dos integrantes. Na de Educação, se Renato Antunes for eleito presidente como pretende, o Governo pode ter um certo alento. Apesar de o independente PL ter sido fundamental para as recentes derrotas palacianas, Renato sempre defende e vota a favor dos projetos de Raquel. A Assembleia tem outras comissões que não têm tanto peso nos momentos de enfrentamentos, por isso esse atual embate político poderá não ter influência nas escolhas dos comandos.
Pautas das comissões
A CCLJ da Alepe fará a primeira reunião, amanhã, já sob a direção do deputado Alberto Feitosa (PL). A pauta está recheada com 80 projetos e 1 emenda para serem distribuídos, além de 12 para serem discutidos. A Comissão de Finanças também se reunirá amanhã com Antônio Coelho (UB) na presidência. Haverá distribuição de 10 projetos e discussões sobre 4.
Tempo curto
Tudo leva a crer que apenas Marcelo Gouveia disputará a reeleição de presidente da Amupe sem concorrência, no dia 27 de fevereiro. Ontem, seu adversário Jandelson Gouveia disse que seu tempo é curto para conseguir mais 37 nomes a fim de inscrever uma chapa até as 17h de hoje.
Presidente no Recife
O presidente de Portugal, Marcelo Rabelo de Sousa, chega ao Brasil hoje para cumprir vários compromissos. No Recife, às 11h visitará o Real Hospital Português, e às 14h30 receberá o Título de Doutor Honoris Causa, na UFPE. A governadora Raquel Lyra (PSDB) estará presente nas duas agendas.
Denúncia contra PMs do DF
Relatório da Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta que parte do comando da Polícia Militar do Distrito Federal agiu diretamente para impedir que Lula continuasse na Presidência. E que por isso não teriam evitado aqueles atos de 8 de janeiro de 2023 contra as sedes dos Três Poderes. A PGR pede que o STF condene sete oficiais da corporação.