Foto: Janaína Pepeu/Secom
A abertura do Carnaval de Olinda, na noite desta quinta-feira (27), serviu de mote da governadora Raquel Lyra (PSDB) para abrir a folia em Pernambuco. No Largo da Paz, mais de 500 passistas e 90 músicos desfilaram pelas ladeiras históricas, embalaram o frevo e arrastaram os foliões. O cortejo seguiu pelos Quatro Cantos, Rua 27 de Janeiro até chegar à Praça do Carmo, onde foi dado início à programação oficial.
A prefeita Mirella Almeida (PSD) fez a abertura do Carnaval olindense, garantindo que terá animação e muita cultura. “Hoje damos início à programação oficial com um convite à união e à celebração. ‘O tema do nosso Carnaval ‘Todos Juntos Numa Só Alegria’ representa o que essa festa tem de melhor: a diversidade, a inclusão e a energia única que une foliões de todos os lugares em um só ritmo!”, falou a gestora.
Raquel Lyra falou sobre a importância de valorizar a cultura pernambucana e por isso escolheu Olinda para representar o início oficial do Carnaval no Estado. “É a manifestação da nossa arte, da nossa alegria, da expressão que faz parte do povo pernambucano. Temos todo o time do Governo de Pernambuco empenhado para fazermos o Carnaval maior da nossa história, o mais seguro e o mais bonito. Em Olinda, estamos presentes com o Pernambuco Meu País para que artistas da cultura popular locais e nacionais possam celebrar a festa”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
De acordo com o Governo de Pernambuco, neste ano, estão sendo investidos R$ 54,4 milhões na infraestrutura, segurança e apoio cultural ao Carnaval. Desse total, conforme informa o Governo, R$ 35 milhões foram destinados a ações culturais e turísticas, um aumento de 66% em relação ao ano passado. Além de Olinda, o festival Pernambuco Meu País no Carnaval estará presentes em outras cidades de regiões do Estado.