Foto: Marina Torres/DP
Por: Malu Mendes
Do Diario de Pernambuco
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou, nesta quinta-feira (7), que a primeira etapa das obras de reconstrução do Santuário de Nossa Senhora da Conceição será concluída e entregue até o dia 27 deste mês. As festividades em homenagem a santa terão início no dia 28 de novembro.
“Hoje, começa a ser erguido o teto que vai receber o telhado da Igreja da Conceição. Estamos acompanhando de perto, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Corpo de Bombeiros e com laudos técnicos de segurança, para garantir a segurança dos fiéis e a todos aqueles que venham professar a sua fé”, afirmou Raquel Lyra.
Inicialmente, a entrega estava prevista para o dia 2 de dezembro, mas foi antecipada para permitir que as festividades aconteçam conforme o cronograma religioso. “A Fundarpe está garantindo todo equipamento provisório para a realização das festividades, como sonorização e iluminação. E, com isso, permitir que os fiéis possam vir para cá e a igreja possa aqui celebrar durante os festejos de Nossa Senhora da Conceição”, completou a governadora.
Raquel Lyra também informou que, no dia 12 de dezembro, será assinado o termo de fomento para o repasse de mais recursos do Governo de Pernambuco à Arquidiocese de Olinda e Recife, visando à realização da segunda etapa das obras, que incluirá melhorias no altar, sistema de sonorização, instalação de placas de energia solar e climatização do espaço. Essas ações têm como objetivo de proporcionar conforto e segurança aos fiéis que frequentam o Santuário.
O teto do Santuário desabou no dia 30 de agosto, deixando 21 pessoas feridas, entre elas uma criança e uma gestante, além de dois mortos: Antônio José dos Santos, de 54 anos, e Maria da Conceição França Pinto, de 68 anos, devotos de Nossa Senhora da Conceição. A tragédia ocorreu por volta das 14h, quando o forro e, logo depois, o teto cederam.
A governadora ressaltou que, além da assistência técnica e estrutural no Santuário, o Governo está ao lado das famílias afetadas, prestando apoio e amparo psicológico. “A entrega do Santuário é um passo importante, pois este é um local de fé e celebração para muitas pessoas. Haverá também uma homenagem para Maria e Antônio”, declarou.
O arcebispo Dom Paulo Jackson também comentou sobre a importância das obras e o valor simbólico da festa deste ano. “Este ano a festa terá um gosto especial, porque é um momento de retomada do nosso Santuário do Morro da Conceição e de maior solidariedade para com as vítimas. Mas é também um momento de pararmos um pouquinho para pensar em todo o patrimônio histórico e cultural da nossa Arquidiocese de Olinda e Recife. Além de pensarmos, por exemplo, nas estruturas, nos telhados e na segurança destes equipamentos, precisamos considerar revisões nas estruturas das igrejas que são dos séculos XVI, XVII e XVIII, que muitas vezes, não sabemos bem o que está para cima do forro”, afirmou o arcebispo, ressaltando a importância de manter esses locais históricos em boas condições.