Mulheres, à luta!

Ilustração: Thiago Fernandes/ Agência Câmara

Até o dia 5 de abril, salvo algumas exceções, quem quiser se candidatar a prefeituras e câmaras municipais precisa ter uma filiação partidária. Depois vem a seleção e, nas convenções, serão definidas as chapas proporcionais. Será nesse momento que os partidos deverão tomar o cuidado de inscrever candidaturas femininas que realmente vão disputar vagas nas casas legislativas. Vale lembrar isso, neste Dia Internacional da Mulher, para que a liderança e o potencial delas sejam valorizados e reconhecidos, e não sejam apenas coadjuvantes no cumprimento da cota de 30%. Lançando candidatas competitivas, os partidos poderão ter mais representantes femininas nos legislativos ao longo do tempo, já que atualmente elas são minoria. Mas, se algumas legendas teimarem em colocar “laranjas”, fiquem certos de que a Justiça Eleitoral estará de olho. No Recife, por exemplo, o Avante teve todos os votos anulados da eleição de 2020 por conta disso e ficou sem representante. Em Itamaracá, o PSB fez a artimanha e o TRE já o puniu. Temos exemplos em outros estados envolvendo partidos de direita, centro e esquerda, numa mostra de que a inscrição de mulher só para constar independe de ideologia. Em 2020, foram eleitas sete vereadoras no Recife, com Dani Portela (Psol) sendo a mais votada no geral. Em Caruaru, quatro foram eleitas; em Olinda, foram apenas duas; em Jaboatão e Petrolina, só uma. Está na hora dessa realidade mudar. Parabéns a todas as mulheres!

Mais uma candidata ao TJPE

Por falar em candidatura feminina, a advogada Isabela Lessa é mais uma concorrente à vaga do 5º Constitucional no TJPE. Tenta entrar na lista sêxtupla da OAB, na qual estarão as três mulheres e os três homens mais votados pela categoria. Isabela preside a Comissão da Mulher Advogada da OAB.

Eduarda em Carpina

Em Carpina, o Podemos vai aproveitar o Dia da Mulher para lançar Eduarda Gouveia à Prefeitura. Estarão presentes o presidente do partido, Marcelo Gouveia, e o deputado estadual Gustavo Gouveia. O grupo tenta expandir o domínio além das fronteiras de Paudalho.

PSB com Queiroz

Hoje tem ato de campanha em Caruaru, com José Queiroz (PDT) reunido a tropa para receber o apoio do PSB. O prefeito do Recife, João Campos vai prestigiar. Os socialistas acreditam que ele pode influenciar em, ao menos, 10% dos votos de Queiroz.

Critérios para obras

O ministro Camilo Santana explicou, ontem, obras do PAC Seleções tem critérios: município com maior déficit educacional, capacidade da prefeitura em realizar novas obras e cidades que não têm obras paralisadas e que precisam ser retomadas.  Além, claro, haver terrenos disponíveis. “Portanto, critérios técnicos, critérios justos”, disse Camilo.

Você pode gostar:

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Destaques

Publicidade

Posts Populares

Publicidade